A Aliança Francesa de Curitiba prepara uma justa e devida homenagem a Paul Garfunkel para 2008, que será marcado como o "Ano da França no Brasil". A presidente da entidade, Dinorah Botto Portugal Nogara, deu início ao projeto "Paul Garfunkel, um francês que marcou a história de Curitiba", que terá o lançamento de sua biografia e uma exposição de suas aquarelas. Para os que não conheceram o elegante e simpático Monsieur Garfunkel, ele foi um dos estrangeiros que mais souberam retratar Curitiba em suas telas.
Ao mestre, com carinho 2
Paul foi marido da fundadora e primeira presidente da Aliança Francesa, conhecida como Madame Hèlène Garfunkel, outra personagem da história cultural de Curitiba. O casal Garfunkel é verbete de várias publicações sobre a cidade dos anos 60/70. Uma em especial foi publicada pela Fundação Cultural sobre franceses em Curitiba.
Na lista
A dupla formada pelo arquiteto Luiz Maganhoto e pelo designer Daniel Casagrande, de Curitiba, são os únicos paranaenses a constar na lista de profissionais elaborada pelo Decor Web Site MondoGabriel, portal da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, que elegeu os cem melhores profissionais, com projetos considerados inovadores, em todo o país. A lista traz nomes badalados como Sig Bergamin, João Armentano e Marcelo Rosembaum.
Regando a memória 1
O engenheiro civil e empresário Luiz Afonso Leal Hauer, falecido em 2002, será homenageado nesta sexta-feira com a inauguração, às 11 horas, de um Jardim que levará seu nome, na esquina da Avenida Arthur Bernardes com a Rua Ulisses Vieira, na Vila Isabel. A justa homenagem foi proposta pelo então vereador e hoje deputado Ney Leprevost. Luiz Afonso, filho do estimado casal Marly e Geroldo Hauer, completaria 50 anos de idade amanhã.
Regando a memória 2
A propósito, que a prefeitura ou a quem caiba a responsabilidade cuide bem não só deste, mas de todos os outros jardins públicos da cidade para não cair na situação do Jardinete Samuel Guimarães da Costa, no Alto da XV, que está um tanto abandonado. Muita gente fez um escarcéu por causa da Pracinha do Batel (a rima não foi proposital) e, no entanto, logradouros menores, mas nem por isso menos importantes, estão uma lástima e ninguém dá a mínima.
O mais grave é que no local há um pequeno memorial em homenagem ao arquiteto João Batista Vilanova Artigas, um dos pais da arquitetura modernista de Curitiba e de São Paulo (onde viveu a maior parte de sua vida profissional).
* * * * * *
Zapeando
- O Centro Europeu inaugura, às 19 horas, a nova unidade de sua escola de gastronomia e idiomas na Alameda Princesa Izabel, 1.300 (esquina com a Rua Ângelo Sampaio), no Bigorrilho.
- A enóloga portuguesa Filipa Pato participa de jantar no restaurante Bologna, às 20 horas, a convite da importadora Porto a Porto, para divulgar sua linha de vinhos, denominada Ensaios FP.
- O projeto Comendo Arte promove jantar-dançante em prol do Pequeno Cotolengo, a partir das 20 horas, no restaurante Maggiore Trattoria, com apresentação de dança de salão, música ao vivo e outras atrações. Mais informações: 9971-1616 ou comendoarte@gmail.com.
rbessa@gazetadopovo.com.br