A ferrovia Curitiba-Paranaguá está completando 127 anos neste mês. Inaugurada em 1885, a estrada tem 110 quilômetros de extensão e é uma das atrações turísticas mais conhecidas e visitadas do Paraná. Há 15 anos está sendo operada pela empresa Serra Verde Express, período em que já transportou mais de 2 milhões de passageiros. Páginas da vida
A empresária curitibana Mirella Prosdócimo tem planos de escrever um livro contando sua experiência após ficar tetraplégica aos 17 anos de idade em um acidente automobilístico ocorrido há 20 anos. Mirella hoje trabalha como consultora de acessibilidade e dá palestras sobre o tema e sua experiência.
Chimarrão na praia
O trio Life is a Loop, formado pelos curitibanos Rodrigo Paciornik e Leozinho Arlant e pelo gaúcho Fabrício Peçanha, é uma das atrações principais da noite de abertura do festival Planeta Atlântida, que começa nesta sexta-feira no balneário de mesmo nome, no litoral gaúcho. A apresentação faz parte da concorrida agenda de verão dos três, que vêm percorrendo grandes festivais por todo o país. Ainda em fevereiro, eles participam da Rio Music Conference, em pleno carnaval carioca. A tour de verão vai até março.
Em abril, o trio lança um novo show, comemorativo dos dez anos de carreira.
Abstrações estéticas
O arquiteto Luiz Maganhoto e seu sócio, o designer Daniel Casagrande, acabam de criar a AstrattoDesign voltada exclusivamente para a criação e desenvolvimento de mobiliário. A primeira coleção assinada pela dupla, chamada "Murano", será lançada em São Paulo, na 13.ª ABIMAD Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração, de 8 a 11 de fevereiro. O nome da marca faz alusão ao termo "abstrato" em italiano.
Obra estendida
Depois do bem-sucedido lançamento de seu segundo livro, o romance Tempestade A Última Chance, em novembro, na Livraria Saraiva, a escritora paranaense Edeni Mendes da Rocha comemora outro feito. O livro, da editora Canápe, também está sendo vendido na tradicional Varal do Brasil, primeira livraria brasileira instalada em Genebra, na Suíça.
Afinal, ninguém é de ferro
A respeito das notas "O mundo levou só sete dias", sobre a conclusão das obras da Primeira Igreja Batista de Curitiba, publicadas ontem, a coluna recebeu uma sugestão de reparo do leitor Eliseu Lacerda, professor da UFPR. Diz ele: "O mundo poderia ter sido criado em 6 dias ou um trilhão de anos; não faz diferença; para Deus, não há sujeição ao tempo. Mas, na linguagem bíblica, tão simples, por sinal, o mundo foi criado em 6 dias, sendo que, no sétimo, o Criador apenas descansou".
* * * * *
Zapeando
- O casal Liamara Cardoso e Rubens Pereira de Jesus, empresários do setor imobiliário, recebe convidados hoje para a festa de 15 anos de sua filha Laryssa Pereira de Jesus, no Indra Catering, com decoração inspirada nos castelos europeus, assinada pelo designer Gilberto Mendes, da Perverts.
- A Semana de Planejamento Pedagógico Universitário da Universidade Positivo, que começou na quarta-feira e vai até amanhã, tem como tema "O Perfil do Jovem Universitário em Curitiba" e conta com palestras de especialistas como Cláudio de Moura Castro; Maria Narcisa Silva Bega e Pedro Bodê.
- O Lellis Trattoria incluiu um novo prato em seu cardápio, a Lasanha Veneziana, feita com massa verde e branca e recheada com carne moída, tomate cereja, rúcula, escarola e queijo parmesão.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião