Zapeando
> O Centro Europeu de Curitiba apresenta hoje mais uma atividade da programação especial de cultura: a banda curitibana Jardim Stereo faz pocket show na sede da escola, na Rua Brigadeiro Franco, 1.700, a partir das 18 h, com entrada livre.
> Hoje tem Almanaque 91 Rock no Sheridan´s Irish Pub, a partir das 21 h.
> A dupla que se consagrou com trilhas sonoras em novelas da Rede Globo, Marcos & Belutti, se apresentam a partir das 23 h, no Wood´s Bar, que reabre hoje após o recesso de fim de ano.
> De hoje a sexta-feira, a loja multimarcas Dash, no Batel, mistura gastonomia e moda, com o Fashion Lunch para clientes e convidados e descontos em marcas como Iódice, Coven, Ninfa de Gaia, Via Volare e outras.
O restaurante Madero do Shopping Estação tem estado lotado no horário do almoço por esses dias. É ali que muitos participantes da 39.ª Conferência Escoteira Mundial podem ser vistos, saboreando hambúrgueres. A diversidade de feições, idades e etnias é visível e a babilônia de línguas também: o encontro tem quase mil participantes de 85 países. Não à toa, a tradução simultânea das conferências é em seis idiomas inglês, francês, espanhol, russo, árabe e português.
O evento, no Estação Convention, vai até sexta-feira.
Pedaladas e cultura 1
O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, teve boas notícias no encontro com o reitor da Universidade Federal, Zaki Akel, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Clever Almeida, anteontem. Na reunião para a apresentação do projeto Corredor Cultural da UFPR, Almeida anunciou que a prefeitura vai dobrar a extensão de ciclovias da cidade, que atualmente é de 100 km. Outra promessa é que o Ippuc vai instalar faixas exclusivas para as bicicletas.
Pedaladas e cultura 2
Desde o início de seu trabalho na ACP ainda como vice-presidente da entidade, há dois anos e meio Ramon defende um maior número de atrações para que o Centro da cidade seja revitalizado. Por isso, ele vibrou com as novidades anunciadas pelo presidente do Ippuc. A apresentação do Corredor, projeto da UFPR que leva animação cultural no trecho que vai do prédio histórico da Universidade até a Reitoria, também agradou.
Sem parar
Andrea Greca Krueger e Paula Abbas, sócias da Berlin Inovação + Tendências, comemoram o primeiro ano da agência com trabalhos para marcas como Natura e Jasmine. E colocam o pé no acelerador: já preparam o curso que vão ministrar em março na Lemon School. É a terceira edição do curso de Coolhunting, idealizado pela dupla, que fez sucesso em 2010, com turmas lotadas em Curitiba e Florianópolis.
Crime grave, linha dura
A audiência pública realizada há três meses para justificar a necessidade da implantação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Paraná está rendendo frutos. A assessora do deputado federal Dr. Rosinha, Maria de Lourdes Souza, esteve na reunião. Agora, o deputado confirma que apresentará, em fevereiro, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui o tráfico de pessoas entre os crimes inafiançáveis. Rosinha diz que o crime é apontado como uma das atividades ilegais mais lucrativas do mundo: são cerca de 2,5 milhões de vítimas, movimentando aproximadamente US$ 32 bilhõess por ano, conforme o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.
O encontro, em novembro passado, teve a organização da advogada da Secretaria da Justiça e Cidadania, Chrystiane de Castro Benatto Paul.
DNA universitário 1
Está grande a movimentação de bastidores no Centro Cívico. São visitas, telefonemas e e-mails de gente buscando cargos no segundo e terceiro escalão no governo Richa. Para quem quer se aproximar do núcleo do poder, uma dica: muitos integrantes da equipe próxima a Beto são da mesma geração do governador, e ganharam projeção em movimentos universitários. É o caso de Ivan Bonilha, procurador-geral do estado, que foi representante de alunos no Conselho Universitário da UFPR.
DNA universitário 2
Reinaldo de Almeida César, secretário de Segurança Pública, foi presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas, do curso de Direito da Universidade Federal, e representante discente no Conselho Estadual de Educação por uma feliz coincidência, os estudantes receberam esse direito no governo de José Richa. Já Michele Caputo Neto, titular da Saúde, militava no DCE da Universidade Estadual de Maringá e também na UPE.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura