Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reinaldo Bessa

Bola dentro ou bola fora?

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)

O assunto da semana é o smoking de poás que Lionel Messi usou na cerimônia em que recebeu pela quarta vez consecutiva o prêmio "Bola de Ouro" da Fifa como melhor jogador de futebol do mundo em 2012. O traje era um Dolce & Gabbana criado especialmente para o craque argentino, que desde 2010 veste roupas da grife italiana em suas aparições públicas. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o traje de Messi foi uma homenagem à roupa usada em uma festa de gala, em 1995, por seu conterrâneo Diego Maradona.

Diante da repercussão, a coluna ouviu experts em moda e formadores de opinião. Eis seus depoimentos:

"Não me surpreendi ao ver o engraçado smoking usado por Lionel Messi. Na moda, existem dois tipos de pessoas que têm todas as licenças poéticas para o abuso: os editores e as celebridades. No caso de Messi, um deus do futebol, é perfeitamente aceitável vê-lo usando o que quer que seja. Para alguém que ultrapassou os limites da bola grande, um smoking de bolinhas pequenas desenhado por Stefano Gabbana é um jogo de humor esperado."

Ana Clara Garmendia, jornalista e colunista de moda da Gazeta do Povo

"Pessoalmente, não gostei. Acho o smoking uma peça elegante do vestuário masculino e essa padronagem com bolinhas deixou um tanto infantil tirando toda a elegância que pedia a ocasião. Gosto muito do inusitado e de pessoas que se vestem com personalidade. Mas nesse caso não caiu bem." 

Irit Czerny, diretora de estilo da Laffort Collection

"Esta é uma das vantagens dos jogadores de futebol sobre os gestores públicos: podem experimentar! Moderno, mas não recomendaria que o Gustavo usasse na prefeitura."

Márcia Oleskovicz, primeira-dama e presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba

"Parabéns para o Messi duas vezes. Em um mundo de preconceitos ele ousa. Ser básico e chic é fácil, difícil é ser contemporâneo."

Jefferson Kulig, estilista

"Acredito que se a intenção era chamar atenção, sem dúvidas atingiu seu objetivo. Da pior maneira possível, com uma indumentária de gosto absolutamente duvidoso. Ele que continue brilhando nos campos porque, em matéria de moda, ainda tem muito o que aprender."

Eliseu José Portugal, médico

"Só um artista pode usar aquele traje. Pessoas comuns, nunca. E só mesmo para um evento como aquele. Acho que ele escolheu algo diferente, que chamasse bastante atenção, de propósito, pois sabia que iria ganhar o prêmio. E conseguiu, chamou atenção".

Carlos da Costa Coelho, o "Seu Coelho", proprietário da tradicional Lojas Coelho

"Não achei nada de espetacular no traje dele, mas gosto da tentativa de algo fora do convencional, e gosto do que vejo, mesmo que isso não represente uma nova forma de pensar moda".

Alexandre Linhares, estilista, da grife Heroína

"Ele usou ´white balls for the golden ball´, certo? É um traje que apenas celebridades podem usar, e em ocasiões especiais. Normalmente eu não recomendaria, nem para festas, muito menos para o dia a dia. Messi é uma pessoa pública, e para gente como ele se permitem extravagâncias como essa, inclusive porque ficou evidente que ele queria chamar atenção e fazer uma homenagem ao conterrâneo Maradona, que já usou um costume de poás em ocasião festiva".

Vania Schwertner, coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Europeu

* * * * *

Country list

Além de Bruno e Marrone, padrinhos do festival, o Country Festival 2013 terá como atrações as duplas Jorge e Mateus, Munhoz e Mariano, Humberto e Ronaldo, Roberto Nunes e Alexandre, Maria Cecília e Rodolfo, Jorge Henrique e Rodrigo e Jaime e Junior e ainda o cantor Gusttavo Lima. Já nos dois "Palco Arena Pop", quem comandará a festa serão os grupos Jeito Moleque e Monobloco. A lista oficial de atrações foi antecipada com exclusividade à coluna pelo empresário João Guilherme Leprevost, do Grupo CWB Brasil, organizador do evento.

O Country Festival ocorre dia 16 de março no Expotrade Pinhais.

Entendesse?

Moradores de Florianópolis encontraram uma maneira bem-humorada de encarar a invasão da cidade por milhares de turistas – inclusive curitibanos – na passagem de ano. Uma campanha pode ser vista na forma de adesivos nos carros da capital catarinense onde se lê: "Turista, seja bem-vindo, mas não esqueça de voltar para sua casa".

Colaborou: Bia Moraes

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.