O dramaturgo Mario Bortolotto, que se recupera bem das cirurgias após os três tiros que levou na tentativa de assalto sofrida no começo de dezembro, em São Paulo, será uma das atrações da próxima edição do Festival de Curitiba. Ele vem para a estreia nacional da peça Música para Ninar Dinossauros, da qual é diretor e que constará da mostra oficial do evento.
Paranaense de Londrina, Bortolotto vive há anos na capital paulista, onde dirige o Espaço Parlapatões.
Caindo fora
Preocupada com a transformação de um prédio vizinho em mocó de desocupados e viciados em crack, a empresária Beatriz Séra decidiu fechar uma de suas lojas de presentes, na Rua Inácio Lustosa. O ponto, que existe há 13 anos, mudou há cerca de dois anos para um imóvel maior, ao lado do antigo. Desde então, ela vem sofrendo com a presença de estranhos mal encarados que usam o estacionamento do prédio desalugado como banheiro. Além deste há outros imóveis desocupados na quadra, todos pichados e também invadidos.
A loja fecha assim que liquidar todo o estoque. Vão permanecer apenas as da Avenida Batel e da Rua Augusto Stresser.
O Haiti é aqui 1 O Escritório de Representação do Paraná, do Ministério das Relações Exteriores, informa que está à disposição para oferecer orientação a entidades, empresas e pessoas interessadas em prestar ajuda às vítimas do terremoto no Haiti. Segundo o ministro Sérgio Couri, chefe da unidade do Itamaraty no Paraná, as doações serão encaminhadas aos vários órgãos governamentais encarregados do programa de auxílio ao Haiti. O escritório fica na Avenida Vicente Machado, 750, anexo ao prédio da Secretaria da Fazenda (telefone 3321-9185).
O Haiti é aqui 2
A Fiep e o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial também estão se mobilizando para ajudar as vítimas dos terremotos no Haiti. Uma campanha para arrecadar donativos está sendo feita junto aos sindicatos empresariais, empresas e instituições que integram o Conselho e aos colaboradores do Sistema Fiep. O presidente da entidade, Rodrigo da Rocha Loures, diz que a participação na campanha é também uma forma de homenagear a médica Zilda Arns, uma das vítimas do terremoto, que integrava o CPCE.
Todas as unidades do Sistema Fiep estão mobilizadas em Curitiba e no interior para receber os donativos.
Multidão bem vinda 1
Lojistas e empreendedores do Shopping Palladium estão em lua de mel e o cupido é o bom resultado das vendas de dezembro. No mês passado o shopping recebeu 3 milhões de pessoas pouco mais do que a população da região metropolitana de Curitiba. O crescimento nas vendas é 35% superior a dezembro de 2008, ano do primeiro Natal do Palladium, depois de enfrentar vários problemas nas primeiras semanas de funcionamento.
Multidão bem vinda 2
Outro motivo de comemoração é o megassucesso Avatar, que em um mês de exibição no Imax foi visto por mais de 30 mil pessoas e as sessões continuam disputadas até hoje. A sala de Curitiba ocupa a primeira posição entre os 12 Imax da América Latina que estão exibindo o filme de James Cameron.
Em nome da classe
A Associação Médica do Paraná encaminhou no último dia 14 um ofício ao presidente Lula sugerindo que o governo brasileiro indique, em caráter post mortem, o nome de Zilda Arns para o Prêmio Nobel da Paz. Sugere ainda que o dinheiro da premiação seja revertido integralmente para a Pastoral da Criança. O documento é assinado pelo presidente da AMP, José Fernando de Macedo.