O governador Beto Richa deverá passar à história como o que mais efetuou nomeações de conselheiros para o Tribunal de Contas. No total, foram quatro. A próxima vai ocorrer após 5 de julho, quando Caio Soares se aposenta compulsoriamente, aos 70 anos. Para preencher a vaga será encaminhada ao Palácio Iguaçu uma lista tríplice formada por nomes de auditores do TC, a quem compete fazer as indicações.
Caneta ativa 2
Caso seja reeleito, Beto ampliará o recorde: nomeará mais dois conselheiros, com as aposentadorias de Artagão de Mattos Leão e Nestor Baptista. Como o Tribunal tem sete membros, seis poderão ser fruto de decretos assinados pelo atual governador. Já foram nomeados por Beto os conselheiros Ivan Bonilha (indicado pela Assembleia Legislativa), Durval Amaral (pelo Executivo) e Fábio Camargo, atualmente afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal (também oriundo do Legislativo).
Point boleiro
A jovem arquiteta curitibana Gisela Carnasciali Miró assina o Meeting Point de Curitiba, local onde se concentrarão os convidados nacionais e estrangeiros da Coca-Cola FEMSA nos dias de jogo da Copa do Mundo aqui (16, 20, 23 e 26 de junho). Eles serão recepcionados no hotel Four Points by Sheraton para um encontro antes e após o jogo. Cada cidade-sede tem um Meeting Point, organizado pela agência de marketing esportivo Sportion.
O camarote, que começa a funcionar nesta segunda-feira para o jogo Irã x Nigéria, conta com decoração temática inspirada nas cores das bandeiras dos países cujas seleções jogarão aqui.
Araucária padrão Fifa
Embora muito criticada, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo reconheceu a existência do Paraná, ao ser aberta com dançarinos vestidos de araucárias, a nossa árvore-símbolo. Apenas cinco estados brasileiros puderam ser identificados na apresentação de quinta-feira. E, para completar, até a manhã de sexta-feira o Google utilizou o símbolo do nosso pinheiro para saudar a competição futebolística.
O Doodle, desenho que ilustra o portal de busca, ganhará um novo visual para cada jogo da Copa.
Saindo do prelo
Os irmãos Isabela, Cris e Rodrigo França lançam hoje a versão bilíngue de O Gaúcho Martín Fierro, último trabalho de seu pai Ciro Correia França, falecido em 2011, finalizado por eles. O lançamento ocorre no Teatro do Paiol, em dois horários: às 17 e às 20 horas, com a leitura de trechos da obra pelo grupo O Círculo: núcleo de leitura. Considerado a mais importante produção poética da Argentina, o livro foi traduzido para mais de 70 idiomas.
A tradução de Ciro França é a primeira versão bilíngue ilustrada do Brasil.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia