Na madrugada de ontem, a cidade foi invadida por um bando de caveiras de bicicleta. Eram homens, mulheres, casais, crianças e adolescentes, todos caracterizados com máscaras, ou com o rosto pintado, para celebrar o Dia de Finados. Em vez de comemorar Halloween, o pessoal seguiu a tradição mexicana do Dia de Los Muertos. A turma, com cerca de 50 pessoas, saiu do Cemitério Municipal à meia-noite, rodou pelo Batel e terminou o passeio em uma praça do centro, às 2h30.
Caveiras ambulantes 2
A ideia do passeio surgiu do grupo Fixa CWB, que reúne adeptos da bicicleta de roda fixa. Um dos integrantes é o tatuador e DJ Rafael Trucker. Ele explica que a tendência desse tipo de bikes vêm de fora, especialmente da Califórnia, nos EUA. Os passeios noturnos também. Os "rolês" são mais radicais do que as conhecidas bicicletadas e outros roteiros ciclísticos monitorados que já existem em Curitiba. A roda fixa é feita para correr em velódromos, portanto dominar uma dessas bicicletas é um desafio - e também um estilo de ciclismo urbano.
Não há preconceito: qualquer ciclista, com qualquer bicicleta, pode participar dos passeios da turma da "fixa".
Sempre ativos
O projeto Ponto Ativo foi um dos três finalistas, entre dezenas de concorrentes de todo o país, na categoria "Entidade Varejista" do 5.º Prêmio de Responsabilidade Social da Fundação Getúlio Vargas. A iniciativa é um dos programas do Centro Vivo, da Associação Comercial do Paraná. Trata-se de um espaço para desenvolvimento e inserção social, voltado para pessoas com mais de 50 anos. O prêmio foi entregue em São Paulo, na última quinta-feira, por Jacques Guelman, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da Escola de Administração de Empresas da FGV.
Aquele abraço
Quinta-feira é dia de mobilização pelo bairro São Francisco. Motivados por uma reportagem recente da RPC TV, que mostrava problemas da região, comerciantes, moradores e frequentadores promovem um abraço coletivo ao bairro. A iniciativa quer mostrar que o São Francisco reúne muitos empreendedores, tanto antigos quanto jovens, que estão revitalizando a área e cobrar atitude e soluções do poder público para questões como a falta de segurança. O movimento "Abrace o São Francisco" está marcado para as 19h30 deste dia 4, em frente ao Torto Bar, na Rua Paula Gomes.
Arlindo Ventura, o "Magrão", proprietário do Torto, é um dos idealizadores do projeto. O assunto está bombando nas redes sociais.
Direito fashion
A advogada Cristiana Ribas, também formada em design de moda, decidiu investir em sua paixão pelo mundo fashion. Ela está nos preparativos finais para abertura da loja, que vai trazer , com exclusividade, a grife paulistana Têca uma das marcas mais requisitadas do momento. O espaço Cris Ribas, que inaugura dia 11 de novembro, no Batel, terá também peças de outras marcas e atelier para confecção de vestidos sob medida. A estilista e fundadora da Têca, Helô Rocha, confirmou presença no coquetel de inauguração.
Japan pop show
Outra marca badalada que chega à cidade é a japonesa Shiroi Neko. A operação da grife no Brasil começa por Curitiba, com apresentação marcada para os dias 5 e 6 de novembro, durante a Virada Cultural no Batel Soho. São camisetas com ilustrações clássicas de tatuagens "old school", como as caveiras do Dia de Los Muertos, desenhos inspirados na cultura oriental e pin-ups, entre outras. Na noite do sábado, dia 6, haverá festa na Liqüe, somente para convidados.
Zapeando
- A Ciranda da Esperança, que ajuda crianças e adolescentes em tratamento de câncer no Hospital Pequeno Príncipe, promove jantar beneficente nesta quinta-feira, 4 de novembro, no Restaurante Madalosso. Informações e compra de convites pelo telefone (41) 3078-1161.
- O grupo Vaticano promove um evento amanhã, Dia de Finados, para confortar as famílias. Concertos de violino, harpa e canto lírico acontecerão na Capela Vaticano, onde haverá também a soltura simbólica de pombos e balões com mensagens escritas. A programação inicia às 9h com missa e culto, e encerra às 11h15, na Avenida Hugo Simas, 26, atrás do Cemitério Municipal.