Há cinco meses, o vice-prefeito Luciano Ducci fez uma visita a Dom Moacir Vitti para tratar de assunto relevante: a revitalização do entorno da Catedral Metropolitana. O arcebispo de Curitiba contou que a área ao redor do templo vem sendo ocupada por usuários de drogas e desocupados. Além de perturbar a população e assediar frequentadores da igreja, deixam dejetos por todo lado e fazem suas necessidades até mesmo nas escadarias. A revitalização que a prefeitura promoveu na praça Tiradentes não fez efeito por ali.
Centro do crack 2
Da prefeitura, vem a informação de que serão instaladas grades em torno da Catedral, ainda este mês, para aumentar a segurança. O entorno da igreja deve ser, também, beneficiado pelas obras que vão contemplar a Rua Riachuelo e outros trechos do centro. Vale lembrar que gente derrubada pelo crack é vista em diversos pontos do centro, a qualquer hora do dia, cada vez em maior quantidade. Usuários de drogas caídos por calçadas e gramados de praças não são "privilégio" da região da Catedral e da Rua Saldanha Marinho. A praça Santos Dumont, em frente à secretaria estadual de Cultura, é um desses locais.
A maioria são menores: o crack não escolhe idade, lugar nem hora.
Quadras coloridas
Em outro ponto do centro, comerciantes e empresários se mobilizam para revitalizar a Rua Senador Alencar Guimarães, em parceria com a prefeitura. As duas quadras da via, que liga a praça Osório à Rui Barbosa, devem ganhar nova iluminação, câmeras de monitoramento e painel artístico. No próximo dia 26, o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná e coordenador do projeto Centro Vivo, Edson Ramon, vai se reunir com o grupo para apresentação das propostas. De imediato, o pessoal já colocou mãos à obra. Fachadas de lojas e estabelecimentos variados estão ganhando nova pintura, em cores vivas e harmoniosas.
Refresco rosado
Para enfrentar o calor com frescor e sofisticação, vem a proposta da importadora de vinhos Magnum: brindar com vinho rosé geladinho. A sugestão é o Chocalan Selécion, da bodega chilena de mesmo nome. A importadora, da rede Vino!, acaba de fechar contrato para trazer ao Brasil as marcas Santa Cruz e Chocalan, do Chile, com exclusividade. O rótulo Tupu, da Santa Cruz, é um dos novos ícones daquele país. As novidades desembarcam no Brasil ainda este mês.
Por um belo sorriso 1
Se Noel Rosa vivesse agora, poderia buscar tratamento adequado para o problema que o atormentava a ausência do queixo. Quem explica é Alexandre Moro, ortodontista "fera" na técnica de correção do retrognatismo mandibular. Atual presidente do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia, Moro inaugura em breve uma nova clínica em Curitiba, que promete ser uma das mais modernas do Brasil. Em seguida viaja a Washington, como palestrante no congresso da Associação Americana de Ortodontia.
Por um belo sorriso 2
O setor de saúde bucal está mesmo em alta sinal que os brasileiros perceberam a importância do tema e cada vez mais vêm procurando tratamento. Profissionais da área sentem o aumento na demanda. O cirurgião Hamilton Tadeu Pontarola Junior vem investindo, há mais de um ano, em sua clínica, e já colhe frutos da ampliação. Além dos doze profissionais que já atuam na Pontarola Odontologia, este mês o especialista em prótese Alexandre Gonçalves entra para a equipe, recém-chegado de um congresso nacional em São Paulo. Ideia vencedora O escritório Art Office Design comemora a conquista de mais um cliente de peso. Pelo segundo ano consecutivo, acaba de vencer a concorrência para criação e implementação de projeto para a Brastemp. A equipe do escritório vai fazer toda a ambientação para uma linha de produtos da marca, que será executada em cerca de 220 lojas especializadas por todo o Brasil. Com sede em Curitiba e escritórios em São Paulo e Londres, o Art Office se destacou, mais uma vez, pela criatividade e design estratégico.
É o samba curitibano
O agitador cultural Hélio Leites faz questão de fazer arte original e nadar contra a maré das modernidades. O convite para o desfile da Ex-cola de Samba Unidos do Botão, que acontece hoje, foi cuidadosamente datilografado. Isso mesmo, em máquina de escrever. O horário é cronometrado das 12h às 12h15 e acontecerá na "menor avenida do mundo", a Luiz Xavier, como cabe à agremiação de minúsculos carros alegóricos. No mais, tudo nos conformes: a escola tem tema, homenageado, traje "cachecol, faça chuva ou faça sol", e diretor de bateria, o músico Carlos Careqa.
* * * * *
Zapeando
- O Gaya Yoga Spa faz hoje, entre 10h30 e 12h30, a "Yoga for fun", uma aula animada e desafiadora com novidades trazidas dos EUA pela professora Daniela Reis, na Rua São Pedro, 479.
- O bar Aos Democratas promove charanga de carnaval, com cinco músicos tocando marchinhas na Rua XV e, entre as 12 h e 13 h de hoje.
- Palestra com a escritora Nelma Penteado para médicas da Unimed Curitiba, com o tema "Inteligência Profissional e Afetiva", sobre o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal das mulheres, acontece hoje, a partir das 15 h, no teatro Paulo Autran do shopping Novo Batel.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”