Os testes para compor o elenco da Ópera Orchestra Curytiba estão atraindo músicos até de fora do Brasil. O ucraniano Iurii Bengalskyi, que fugiu do o país do Leste Europeu há um ano, por causa da guerra com a Rússia, mora em São Paulo. Ao saber das audições, comprou uma tuba, pegou um ônibus e veio para Curitiba. Formado em música pela Universidade Prokofiev, Iurii estava sem tocar desde que chegou ao Brasil e agora torce para ser selecionado pelo maestro Alessandro Sangiorgi.
Depois de definir os músicos, a Ópera Orchestra Curytiba começa os ensaios para a estreia, no dia 5 de junho, de L’occasione fa il ladro, do compositor Gioachinno Rossini, na Ópera de Arame.
Sopro em Floripa
A Orquestra à Base de Sopro de Curitiba é uma das principais atrações da quinta edição do Jurerê Jazz Festival, que ocorre até o dia 18 de maio em diferentes pontos de Florianópolis. Liderado pelo clarinetista Sérgio Albach, o grupo toca ao lado de Egberto Gismonti no próximo domingo no Teatro Ademir Rosa.
Prosa e poesia
O escritor Toninho Vaz, curitibano radicado no Rio de Janeiro, biógrafo de Paulo Leminski, vai publicar seu primeiro livro de poemas. Ele foi convidado pela editora Bernúncia, de Florianópolis, que já editou obras de Dante Mendonça e Tadeu Wojciechowski. O lançamento está previsto para outubro.
Mesas curitibanas no páreo
A chef Manu Buffara é uma das indicadas à edição 2015 do prêmio da revista Prazeres da Mesa que elege os melhores nomes do cenário gastronômico nacional. Ela concorre na categoria “Chef do Ano” e seu restaurante, o Manu, também disputa como melhor do Sul e melhor do Brasil. O La Varenne, no Pátio Batel, também concorre como melhor restaurante da Região Sul.
Receita da Mama
O restaurante Olivença vai apresentar uma sugestão de prato especial para o Dia das Mães. Trata-se do Bacalhau Santa Rita. A receita não é do chef Gilberto Prado, mas sim da mãe do empresário Raphael Zanette, proprietário da casa. Dona Sandra Zanette prepara há 20 anos o prato como voluntária na tradicional Feira de Santa Rita de Cássia.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.