O assassinato de José Niczay Sobrinho, o Nick da Costela, ocorrido há um mês, motivou o deputado Ney Leprevost a redigir um projeto de lei para ajudar a coibir crimes como o que vitimou o empresário assaltado e morto em frente do restaurante, na hora do almoço, após retirar R$ 3,5 mil do banco. Conversando com o Luiz Carlos Oliveira, da Delegacia de Furtos e Roubos, Leprevost soube que uma lei implantada na Paraíba reduziu em 70% o número dos chamados "assaltos da saidinha" quando um bandido observa a movimentação dentro da agência e avisa o comparsa, que está de moto, por celular, para "pegar" o cidadão que sacou grande volume de dinheiro.
De olho nos bandidos 2
Leprevost explica que a lei obriga os bancos a instalar câmeras externas, voltadas para a calçada, e colocar divisórias nos caixas para que os que estão na fila não visualizem se o usuário está retirando dinheiro. O projeto também proíbe o uso de celular dentro das agências bancárias. O deputado diz que vai apresentar o projeto assim que houver quórum na Assembleia na volta do feriadão, ou no início da próxima semana.
Delicadeza
Ana Dalgiza de Almeida Fontana foi convidada a comercializar as delicadas peças de sua marca Anynha Miniaturas na badalada loja Daslu, em São Paulo. São cerca de 1.300 produtos diferenciados, entre cenários, móveis e casas de bonecas, que encantam o olhar. As peças da curitibana vão ocupar um espaço de quase cem metros quadrados na loja paulistana, por um mês, a partir de 15 de setembro. Além disso, ela continua conquistando compradores do mundo inteiro pelo site da marca especialmente colecionadores de miniaturas.
Design contemporâneo 1
Jovens designers de Curitiba estão a mil por hora, em preparativos para a temporada. Silvia Döring, que há um ano e meio inaugurou sua boutique de acessórios de luxo, embarca amanhã para Portugal. O roteiro inclui Lisboa, Sintra, Cascais e Fátima. Entre pesquisas pela histórica capital, visitas a igrejas e passeios a praias, Silvia encerra o tour conhecendo vinícolas em Porto. Na bagagem de volta, pretende trazer a inspiração dos tradicionais azulejos e da arquitetura portuguesa para criar a primeira coleção de 2010.
Design contemporâneo 2
Já Maria Dolores, que tem loja de joias no shopping Crystal, comemora o resultado do ensaio de fotos realizado para a nova coleção. O autor dos cliques é o prestigiado fotógrafo David Peixoto, enquanto a bela modelo, Mariana Pedroso Guimarães, trabalha também como representante da designer.
Espaço para a arte
Leila Pugnaloni e Marcelo Rebelo de Souza são os dois artistas plásticos que acabam de fechar parceria com Fayga Faust, da Alla Conceito. Leila dispensa apresentações sua obra é mais do que reconhecida e Marcelo, aluno de Luís Carlos Andrade Lima, acaba de voltar de temporada de estudos e exposições em Florença, Londres e Milão. Os trabalhos dos dois, em exposição permanente, já estão na loja.
Fayga Faust, proprietária da Alla Conceito, vem investindo na contratação de artistas plásticos o que já tornou a loja um espaço privilegiado para exposições.
Música, maestro
O maestro Norton Morozovicz se prepara para gravar participação na série "Trajetórias", da Academia Brasileira de Música. O projeto tem o formato de documentário, registrando a história dos músicos mais importantes do país. Atualmente, o Paraná tem apenas dois membros nos quadros da ABM: os maestros Alceu Bocchino e o próprio Morozowicz.
Caixa-alta
São apenas 10 entre 100 selecionados em todo o Brasil os clientes curitibanos "supervips" da Natan que receberão presentes da joalheria neste mês, revela a gerente da loja, Stella Romero. O fundador da marca, Natan Kimelblat, encomendou os mimos: para mulheres, porta-joias em couro e pulseira de cobra em prata, e para homens, porta-relógio em couro. A rede não cita os valores que levaram os clientes a ser escolhidos para ganhar presentes, mas fala-se em quantias na casa dos cinco dígitos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura