Repercutiu com intensidade um fato envolvendo a Guarda Municipal, uma cobradora de ônibus e um deficiente auditivo, ocorrido na última segunda-feira à noite. O incidente foi filmado pelo celular de um passageiro no terminal do Campo Comprido, e o vídeo foi compartilhado em redes sociais por curitibanos indignados com o tratamento dado ao homem, que foi abordado pela Guarda de forma equivocada. A cobradora achava que o deficiente fazia gestos obscenos, quando na verdade ele tentava se expressar com as mãos, pedindo que a janela do ônibus ficasse aberta.
O incidente atrasou, inclusive, a saída do ônibus do terminal.
Do limão, a limonada 2
Assim que souberam do fato, tanto a prefeitura quanto a secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, tomaram providências. A prefeitura disse que a ação da Guarda Municipal foi motivada pela denúncia da cobradora, que "afirmou ter sido ofendida com gestos obscenos", e que os guardas "agiram no sentido de evitar tumulto maior no ônibus, mas ignoravam o fato de que, para uma pessoa surda, ter as mãos contidas equivale a impedir que tenha condições de se expressar".
Do limão, a limonada 3
Mirella já encaminhou os trâmites para que a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência dê treinamento específico para a Guarda Municipal. A capacitação vai ensinar como agir em casos como esse para que o incidente não se repita.
Sem parar
Aliás, Mirella não para. Nesta terça-feira, ela realiza a primeira audiência pública exclusiva para pessoas com deficiência da cidade. O objetivo é levantar as questões e apresentar as políticas desenvolvidas pela secretaria, que tem conseguido articular ações de forma integrada com praticamente todas as secretarias da cidade.
Panela nova faz comida boa
Manu Buffara está com tudo e pode ficar prosa. Reconhecida como um dos nomes de ponta da nova geração da gastronomia brasileira, a chef será homenageada pelo Italian Culinary Institute for Foreigners no fim deste mês. A inauguração do novo pavilhão da escola de gastronomia italiana, onde Manu estudou em 2006, terá três dias de festas com a presença de autoridades italianas e internacionais. Para a comemoração, diversas ações relacionadas à gastronomia serão comandadas por sete ex-alunos da instituição. Manu está entre eles, representando o Brasil.
A jovem proprietária do Restaurante Manu e do 4sí Brasserie diz que em sua estada na Itália aprendeu a valorizar os pequenos produtores e a gastronomia regional.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião