As flores de cerâmica da intervenção "plantada" no gramado do MON, em uma ação paralela ao 4º Salão Nacional de Cerâmica, vão longe. Parte das 4 mil peças vai compor uma exposição em fevereiro de 2014 na Gallery Ward-Nasse, em Nova York. Por enquanto, está confirmada a participação de 50 dos 80 artistas paranaenses que integram a obra coletiva cada um vai ceder um exemplar do seu modelo de flor para a mostra, que ficará em exibição durante cinco dias.Coletivo e profissional 1
O professor Tomas Sparano Martins, da PUCPR, está retornando de viagem de pesquisa à Europa para a implantação do mestrado em Gestão de Cooperativas. O curso, que será oferecido pela Escola de Negócios da instituição em 2014, é resultado de parceria entre a universidade e o Sistema Ocepar. A ideia é implantar um mestrado que se torne referência no Brasil e no mundo na profissionalização de arranjos coletivos.
Coletivo e profissional 2
A Europa tem exemplos do cooperativismo moderno e de profissionalização do setor. Na Espanha, Martins tratou de parceria para intercâmbio entre alunos e professores da PUCPR e da Mondargon University. Outros locais visitados, que possuem centros de excelência em cooperativismo, foram a região da Emilia-Romagna, na Itália, e universidades da França, com iniciativas de cooperativismo no agribusiness.
Coletivo e profissional 3
Tomas Martins lembra que as cooperativas agrícolas, de saúde e de crédito são as mais conhecidas no Brasil, mas qualquer arranjo na qual exista vontade coletiva de cooperar, participar e atingir objetivos comuns pode ser uma cooperativa. Um exemplo são as cooperativas de consumo, em que consumidores se juntam para fazer compra coletiva e obter vantagens pela escala da negociação.
Na Europa, vêm surgindo muitas cooperativas de inovação e conhecimento, que promovem qualidade de vida para a comunidade.
Modernização é a palavra
Rogério Portugal Bacellar assume, no início de 2014, novo mandato de três anos como presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), com sede em Brasília. A posse do tabelião e registrador paranaense está marcada para fevereiro. Bacellar defende a integração nacional dos serviços, com digitalização e transmissão on-line de documentos formalizados e registrados nos cartórios, a exemplo do que já ocorre em alguns estados do Brasil com as certidões do registro civil.
Cultura para o tubo
Mais de mil livros foram doados, semana passada, pelo Grupo Gonzaga para o projeto das Tubotecas curitibanas. A empresa arrecadou exatos 1.113 exemplares para o programa de incentivo à leitura da Fundação Cultural de Curitiba. O volume foi obtido entre os mais de 300 funcionários do grupo, a partir de uma campanha interna realizada desde julho.