Uma cena chamou a atenção dos presentes à cerimônia de inauguração do Largo Francisco Cunha Pereira Filho, na manhã, de ontem na Lapa. Enquanto um dos oradores discursava diante da escultura coberta com um pano verde e amarelo, eis que uma rajada de vento revelou antes da hora a obra do escultor Luiz Gagliastri. Todos riram e aplaudiram.Coisas da Lapa
O prefeito da Lapa, Paulo Cesar Furiati (PMDB), relembrou em seu discurso uma passagem que teve com Francisco Cunha Pereira Filho quando assumiu seu primeiro mandato. Segundo Furiati, o então diretor-presidente da RPC lhe telefonou no dia 1.º de janeiro de 2001 para colocar os veículos de comunicação do grupo à disposição da Lapa. "Quantos prefeitos do Paraná tiveram esse privilégio? Acho que nem o de Curitiba", gabou-se.
Em primeira mão
Furiati e a presidente do Instituto Histório e Cultural da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira, foram presenteados pela vice-presidente do GRPCom, Ana Amélia Filizola, com um exemplar do livro Gazeta do Povo: Todo dia nunca é igual, que será lançado no próximo dia 17 por ocasião dos 90 anos do jornal.
Coração largo
Um dos discursos mais emocionados foi o do jornalista Mario Celso Cunha, secretário de Assuntos da Copa do Mundo de 2014, que representou o governador Beto Richa na solenidade. Ex-funcionário da antiga TV Paranaense (hoje RPC TV Curitiba), ele contou um episódio ocorrido anos atrás e que o marcou: Dr. Francisco ofereceu-se para ir com ele entregar uma cesta de Natal a uma funcionária da emissora que estava hospitalizada e que viria a falecer dias depois. Mario Celso chorou ao relembrar o fato.
Apoio espiritual
Rosane Gutjahr, diretora na Região Sul da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, recebeu apoio e bênçãos durante a sessão de autógrafos do padre Reginaldo Manzotti, anteontem, nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. Viúva de uma das vítimas do acidente entre um avião da Gol e um jato particular norte-americano, em 2006, Rosane teve o terço que guarda junto às cinzas do marido abençoado pelo padre e pelo arcebispo dom Moacyr Vitti, que estava presente no evento.
Manzotti também manifestou apoio, via Twitter, à associação, que luta pela punição dos pilotos americanos do Legacy, a quem a entidade acusa de ter causado a morte de 154 pessoas.
Bastão limpinho
O empresário paranaense Adonai Arruda, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná, é o novo presidente da federação mundial do setor, a World Federation of Building Service Contractor, integrada por empresas de 19 países. A posse foi no último domingo em Auckland, na Nova Zelândia, durante o 18.º congresso internacional da entidade, que termina hoje. A próxima edição do evento, marcada para outubro de 2012, será em Curitiba.
Prata da casa
O engenheiro Júlio Felix é o novo presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Funcionário de carreira, ele já ocupou quatro diretorias do órgão nos últimos 20 anos e atualmente responde pela gerência da Incubadora Tecnológica de Curitiba, que funciona no Tecpar. A posse está marcada para às 10 horas desta sexta-feira.
* * * * * *
Zapeando
- Carlos Feliz promove coquetel de inauguração da nova Adega Boulevard Distribuidora, na Rua Inácio Lustosa, 250, a partir das 16 h.
- O empresário Gilberto Antonio Cantu toma posse na presidência do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Setcepar), a partir das 19 h, na sede da entidade.
- A exposição "Quintana em imagens", do coletivo fotográfico É ISO Mesmo, composto por 12 fotógrafos curitibanos, será aberta hoje, às 20 h, no Quintana Café & Restaurante, inaugurando a temporada 2011 de exposições da casa.
- O jornalista Luiz Geraldo Mazza comemora seus 80 anos hoje com uma festa de adesão, a partir das 20 h, na Sociedade Garibaldi. Os convites estão à venda no Sindicato dos Jornalistas e também poderão ser adquiridos na portaria do clube.
- A casa noturna Liqüe reabre hoje com uma festa apenas para convidados, a partir das 23 h, com animação do DJ Edo Krause, um dos sócios da casa, e de convidados especiais.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa