A euforia deu lugar ao pessimismo entre os empresários do estado. É o que mostra o Índice de Confiança medido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que no último trimestre de 2008 foi o mais baixo desde o início da série histórica da pesquisa, em 2004. O indicador registrou 44,9 pontos, queda de 5,5 pontos em relação ao trimestre anterior e de 15,9 pontos em relação ao mesmo período de 2007. O índice varia de 0 a 100 e, quando está acima de 50, significa que os empresários têm expectativas positivas para os negócios. O indicador de Confiança atingiu seu auge no primeiro trimestre de 2008, quando alcançou 60,8 pontos.
Em baixa 2
O Icei-PR é subdividido ainda em outros índices. O das Condições Atuais atingiu 37,1 pontos no último trimestre de 2008 (contra 49,9 do trimestre anterior). O das Expectativas baixou para 48,9 pontos contra 50,6 no trimestre anterior. E ainda há o das Condições Atuais da Economia, que despencou para 28,2 pontos, valor inferior até ao registrado no terceiro trimestre de 2005 (35,3 pontos), quando o Paraná estava no auge de sua crise agrícola.
Xô crise!!
A crise econômica atual não precisa ser sinônimo de demissão e redução de investimentos. Pode ser até um bom momento para reinventar os negócios. A receita é do australiano Brian Bacon, um dos papas em consultoria empresarial, que estará em Curitiba nos dias 5, 6 e 7 de março, a convite da Unindus, universidade corporativa do Sistema Fiep, para conduzir o seminário "Estratégias para enfrentar a crise". O especialista já prestou consultoria para multinacionais como Ford, Ericsson, Coca-Cola, Unilever e McDonalds.
Corner de luxo
Com projeto assinado pelo badalado arquiteto Marcelo Rosenbaum, a Bergerson reabriu ontem sua loja no Shopping Crystal. Além de integrar-se ao novo padrão de ambientação da marca, a loja trará uma novidade especial: um Espaço Rolex, com exposição diferenciada dos timepieces de luxo. Gilberto Lamm, diretor comercial da marca suíça no Brasil, esteve ontem em Curitiba conferindo o corner da marca de relógios mais cobiçada do mundo.
Microsseguro
As classes C e D são as apostas da seguradora Previsul, comandada pelo curitibano Ernesto Pedroso, para crescer 18% em 2009. A empresa pretende lançar neste ano um "microsseguro", com custo mais baixo e que poderá ser adquirido tanto individualmente com em grupo, através de associações de moradores, clubes, sociedades ou empresas. A Previsul também está investindo em nichos de mercado. Ontem, fechou uma parceria com a Associação Médica do Paraná. O pacote de vantagens inclui previdência privada, seguro de veículo e de vida e cartão de crédito.
Era uma vez
A falência da marca Zoomp, decretada na última segunda-feira pela 5ª Vara Civil de São Paulo, já tem reflexos em Curitiba. A loja do ParkShopping Barigui vai fechar as portas até o início de março. Jorge Assad, dono da franquia na capital, só espera desovar todo o estoque para entregar o ponto. Ele revela que a falência da Zoomp já era esperada pelo mercado, tanto que a loja do Shopping Curitiba já tinha sido fechada no mês passado. Com o fim da Zoomp, Jorge Assad já prepara uma nova investida no mercado curitibano de moda. Ele planeja inaugurar ainda neste ano a primeira loja Carlos Miele da capital, inclusive com a linha prêt-à-porter de luxo do estilista. Assad, que também é franqueado M.Officer, esteve ontem em São Paulo fechando as últimas negociações. A loja Carlos Miele deve ser aberta no Crystal.
Liquidação solidária
Seguindo a onda das liquidações do começo de ano, a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas reduziu em 30% os preços das agendas 2009, que têm duas versões diferentes: a Executiva e a de Bolso. Em tempo, ainda há 300 agendas que precisam ser vendidas.
* * * * * * *
Zapeando
- Coordenador da força-tarefa que investiga a tragédia no Morro do Boi, em Matinhos, o delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura recebe hoje muitos cumprimentos pelos 52 anos.
- Lançamento do livro "Virada Sustentável", às 19h30, no Isae/FGV, na Avenida Visconde de Guarapuava.
- Coquetel de inauguração, às 14 horas, da loja feminina Saad, no piso L4 do Shopping Crystal.
- A partir das 22 horas, show com a banda australiana Dubbly, no Yankee Bar.
- Após reforma, o Woods Bar reabre hoje, a partir das 22h30, na Rua México.
Deixe sua opinião