Poderá virar nacional a campanha "Essa vaga não é sua nem por um minuto", desenvolvida pela agência curitibana TheGetz depois da repercussão alcançada pelo incidente envolvendo a empresária Mirella Prosdócimo no estacionamento de um supermercado de Curitiba, em março. O fato foi amplamente noticiado pela coluna. Ao receber ontem, em Brasília, Mirella e o diretor institucional da agência, Maurício Ramos, a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, prometeu propor à presidente Dilma Rousseff a criação de um programa federal de acessibilidade para pessoas com deficiência a partir do projeto "Por um Brasil sem Barreiras", que lhe foi entregue pelos dois. Essa vaga é nacional 2
O projeto propõe ao governo federal o lançamento de um plano nacional para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência em todo o país, com diagnósticos e soluções para as cidades brasileiras. Gleisi aproveitou para convidar Maurício e Mirella para contribuir com a elaboração do projeto Inclusão e Acessibilidade, que vai ocorrer em agosto.
Do mestre, com carinho
A OAB-PR acaba de ganhar um belo e valioso presente: o acervo da biblioteca do renomado advogado Egaz Dirceu Moniz de Aragão. Ele decidiu doar à entidade a coleção de livros jurídicos que acumulou ao longo de seis décadas. Aragão, que começou a advogar em Jandaia do Sul, no interior do estado, é o único paranaense a receber a Medalha Teixeira de Freitas, concedida pelo Instituto dos Advogados Brasileiros.
Para abrigar a coleção, a direção da OAB está reformando sua antiga sede, na Rua Cândido Lopes.
Ebulição constante
O artista plástico curitibano Marcelo Paciornik, radicado em São Paulo há dez anos, está em Curitiba por dois motivos: veio ver o pai, Zeno, que operou o joelho, e tratar do lançamento de três livros simultâneos que mostram sua trajetória artística iniciada aqui há 25 anos. O projeto, desenvolvido junto com a Posigraf, está na fase de captação de recursos pela Lei de Incentivo à Cultura. Marcelo também está com exposição em cartaz em São Paulo na galeria Jo Slaviero, no Jardim Paulistano.
Sampa no pé
Curitiba vai ganhar uma casa de samba, a WS Brazil, que será inaugurada até o final do ano em um bairro central da cidade. A novidade será anunciada hoje pelo cantor Thiaguinho e por Bruno Maggi, sócio do Grupo Woods, durante o show de despedida do grupo Exaltasamba no Expotrade, em Pinhais.
* * * * *
Zapeando
- O crítico de arte e ex-diretor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro Fernando Cocchiarale ministra a palestra "Quem tem medo de Arte Contemporânea?", às 19 h, na SIM Galeria, na Casa de Pedra da Alameda Presidente Taunay, 130-A). A palestra, com entrada franca, é aberta ao público interessado.
- O grupo musical A Banda Mais Bonita da Cidade apresenta-se hoje no Salão Azul do Clube Curitibano, a partir das 20 h, com abertura de Léo Fressato.
- A festa Exaltamaníacos, que marca a despedida do grupo Exaltasamba após 25 anos de carreira, será realizada hoje no pavilhão coberto do Expotrade Convention Center, em Pinhais, com produção local da Seven Entretenimento, Divulga. R e Inova Show. Os portões abrem às 18 h e o show começa às 22 h.
- A jornalista carioca Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente Comunicação em Inclusão, dará a palestra "Igualdade e acessibilidade no contexto escolar como direito de todos", hoje, a convite da Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro, que faz parte da programação do XV Seminário de Educação do município.