Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reinaldo Bessa

Esta vaga é dela 1

No coquetel de lançamento da nova coleção da Ateen, ontem, no ParkShoppingBarigui, a estilista da marca, a carioca Rosana Botto (ao centro), recebeu diversas convidadas, entre elas a a blogueira de moda Manoella Taques (à esq.) e a designer de joias Maria Dolores Matos Gasparin | Naideron Jr.
No coquetel de lançamento da nova coleção da Ateen, ontem, no ParkShoppingBarigui, a estilista da marca, a carioca Rosana Botto (ao centro), recebeu diversas convidadas, entre elas a a blogueira de moda Manoella Taques (à esq.) e a designer de joias Maria Dolores Matos Gasparin (Foto: Naideron Jr.)
Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu (à esq.) e Carlos Sandrini, presidente do Centro Europeu (de paletó escuro) recepcionaram, na noite de terça, a executiva Daiane Lagger, do Swiss Education Group, e Luciano Bartolomeu, presidente executivo da Abrasel Paraná (à dir.) no lançamento do convênio de ensino entre as duas instituições |

1 de 1

Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu (à esq.) e Carlos Sandrini, presidente do Centro Europeu (de paletó escuro) recepcionaram, na noite de terça, a executiva Daiane Lagger, do Swiss Education Group, e Luciano Bartolomeu, presidente executivo da Abrasel Paraná (à dir.) no lançamento do convênio de ensino entre as duas instituições

A nomeação de Mirella Withers Prosdócimo para a secretaria municipal da Pessoa com Deficiência foi amplamente comemorada e gerou repercussão positiva, ontem, nas redes sociais. Com razão – a empresária, tetraplégica desde que sofreu um acidente de carro em 1992, é especialista em inclusão e qualificada para o cargo. Vale lembrar que a Gazeta do Povo participou ativamente da campanha "Esta vaga não é sua nem por um minuto", criada pela agência TheGetz a partir de nota publicada pela coluna em março de 2011, quando Mirella foi protagonista de um lamentável episódio no estacionamento de um supermercado.

Esta vaga é dela 2

Na ocasião, ela foi desrespeitada três vezes: pela mulher que ocupava irregularmente uma vaga para deficientes e que, além de não dar ouvidos à abordagem de Mirella, a ameaçou; pelo gerente do Condor, que, procurado por Mirella, respondeu que nada podia fazer e só a Diretran poderia fiscalizar e multar a infração; e pelo próprio órgão público, que, ao ser contatado por telefone, prometeu enviar uma viatura, que nunca chegou. A nota na coluna rendeu uma avalanche de e-mails, mensagens e telefonemas de cidadãos indignados com o ocorrido e solidários a Mirella.

Esta vaga é dela 3

Pouco depois, o publicitário Maurício Ramos abraçou a causa. A TheGetz criou uma campanha de conscientização difundida em redes sociais e em site próprio, que arrebatou a sociedade e repercutiu nacionalmente – Mirella e Ramos logo foram recebidos pela ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, em Brasília. O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciado meses depois pela presidente Dilma, foi influenciado pelo diagnóstico que a dupla havia entregue à ministra. Gleisi declarou que o movimento criado no Paraná foi importante para mostrar que o direito das pessoas com deficiência e a acessibilidade eram questões que precisavam ser enfrentadas com urgência.

Mirella será a primeira secretária tetraplégica do Paraná. Em São Paulo, Mara Gabrilli fez um trabalho pioneiro como vereadora e secretária municipal, que lhe rendeu eleição como deputada federal.

Feliz coincidência

Coincidentemente, no mesmo dia em que Mirella Prosdócimo foi nomeada para a secretaria da Pessoa com Deficiência em Curitiba, a campanha "Esta vaga não é sua nem por um minuto" ganhou força na região Centro-Oeste. O jornal Correio Braziliense noticiou que um shopping de Taguatinga, no Distrito Federal, aderiu ao movimento, colocando o aviso que dá nome à campanha nas vagas reservadas a deficientes físicos.

Desafio triplo

A triatleta e professora da Academia Gustavo Borges Barigui, Vanuza Maciel, embarca na próxima semana para a região da Patagônia, onde representará o Brasil na corrida El Cruce, entre os dias 7 e 10 de fevereiro. Na prova, Vanuza vai cruzar a Cordilheira dos Andes, do Chile à Argentina, num percurso de cerca de 100 km, atravessando montanhas, vulcões e áreas rochosas sob variações climáticas intensas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.