“E foi assim que um dia caminhei pela área externa da barraca e me aproximei da cerca de arame farpado que me impossibilitava de seguir para outros lugares do campo. Do outro lado da cerca, avistei e reconheci um rosto que me parecia familiar: era Anne Frank”. O trecho consta do livro Sobrevivi ao Holocausto – o comovente relato de uma das últimas amigas vivas de Anne Frank , mesmo título da palestra que a senhora Nanette Blitz Konig, ex-colega de classe de Anne Frank em Amsterdã, dará hoje na Universidade Positivo a convite do Museu do Holocausto e do curso de Pós-Graduação em Direito da instituição. Assim como Anne, ela também foi levada ao campo de concentração nazista de Bergen Belsen. Radicada em São Paulo desde 1950, Nanette está com 86 anos.
A palestra, às 19h15, encerrará o IV Simpósio “Direito e Holocausto”. Além de contar o que passou nas mãos dos nazistas e responder a perguntas da plateia, Nanette vai autografar sua autobiografia.
Bem recomendado
A cantora Olívia Newton-John deixou a equipe do Hotel Bourbon de Curitiba feliz. Ela contou que se hospedou na mega suíte presidencial do hotel da família Vezozzo por recomendação do pianista Richard Clayderman, que pernoitou lá em 2012 quando se apresentou em Curitiba. Em retribuição, Olívia vai entrar para o hall of fame da suíte, que conta com nomes como Francis Ford Coppola, B.B. King, Roberto Carlos, Julio Iglesias, entre muitos outros.
Mais aplausos a Moro
O juiz Sergio Moro foi recebido com demorados aplausos pela plateia, de pé, ao ter seu nome anunciado ontem pela mestre de cerimônias no jantar do Lide Paraná, no Castelo do Batel, onde deu a palestra “Empresas e Corrupção”. Ele foi ao evento acompanhado da mulher, Rosângela. Os dois foram recebidos pelo presidente do Grupo de Líderes Empresariais regional, Fabrício de Macedo, em uma sala reservada antes da cerimônia. Hoje, Moro volta ao assunto na Fiep, onde participa do 2º Fórum Transparência e Competitividade, ao lado do jurista e professor Modesto Carvalhosa e do jornalista William Waack, entre outros. Ele fará a palestra de encerramento, com o tema “Corrupção, empresas e controle”.
Lance diferente
Um leilão em formato inédito, promovido pela empresa Limited Edition Art, promete agitar o circuito das artes de Curitiba, hoje. O Nameless deverá movimentar o casarão azul de estilo modernista, localizado no número 455 da Rua Carmelo Rangel, no Batel. Convidados poderão dar lances em obras de arte de mais de 20 artistas contemporâneos, que estarão expostas sem os nomes dos autores. Os lances iniciam em R$ 200. A revelação dos autores das obras arrematadas será feita na noite de 19 de março por Jota Porangaba, figura do universo da moda, mais conhecido por seu trabalho na grife Cavalera.