Enquanto o Patrimônio Histórico do Estado ainda ameaça a remodelação da Praça Milguel Couto a Pracinha do Batel sob a alegação de que a obra da prefeitura fere um bem histórico de Curitiba, um monumento do governo do estado, tombado em 1966, está em completo abandono, sinalizando que tombar nem sempre significa preservar. Trata-se da casa que foi sede da União Cívica Paranaense, na Praça Dr. João Cândido, no São Francisco.O imóvel, situado no centro da praça, está em péssima situação, assim como o próprio logradouro. Os únicos "inquilinos" são os pombos.
Não fosse a grade de ferro que o cerca, teria virado mais um mocó para desocupados.
Faça o que eu digo... 2
O casarão, que pertence à Secretaria de Administração do estado, está cedido em comodato para a União dos Escoteiros do Paraná, mas sem uso, segundo a Secretaria de Cultura. Uma pequena placa colocada por ocasião dos 300 anos de Curitiba informa que o Belvedére foi construído em 1915, depois foi sede da PRB-2, a primeira emissora de rádio do Paraná, em 1922, e em 1931 funcionou como Observatório.
Portanto, a ameaça de tombamento da Pracinha do Batel, ainda não totalmente descartada, soa como mera estratégia política do estado para impedir a obra municipal.
Persona gratíssima
O venezuelano Marcel Granier, presidente da RCTV, que teve a concessão cassada pelo presidente Hugo Chávez, poderá vir a Curitiba nos próximos dias. Ele será convidado oficialmente nesta segunda-feira pelo deputado estadual Ney Leprevost (PP), autor da moção que declarou Chávez persona non grata no Paraná, para se pronunciar na tribuna da Assembléia Legislativa.
Mediação à brasileira
O superintendente da Fundação Getúlio Vargas no Paraná, Norman de Paula Arruda Filho, será um dos mediadores da Conference of the Eastern Academy of Management International, que acontece hoje em Amsterdã. Nos dias 5 e 6 de julho, ele participa, como convidado da ONU, do Global Compact Leaders Summit, evento que reunirá mil executivos em Genebra.
Na terra do cinema
O Paraná saiu-se bem no último Festival Mundial de Publicidade realizado em Gramado. Além dos prêmios dados à agência Getz, seu proprietário, Ernani Buchmann, recebeu o título de Publicitário Latino-Americano, concedido pela Asociación Latino-Americana de Publicidad (Alap). A agência conquistou medalhas de bronze com a campanha "Brasil Melhor", criada para a OAB-PR e para a Associação Comercial do Paraná; e com o filme Xadrez além de uma menção honrosa com o filme Ascensorista, ambos para a mesma campanha.
O material foi produzido pela curitibana Deiró Filmes, que também comemora a seleção de dois trabalhos feitos para a Heads como finalistas do Profissionais do Ano, da Rede Globo.
Mulheres, chegamos
Uma verdadeira junta médica composta por expoentes da medicina paranaense está à frente do Centro Diagnóstico da Mulher, que será inaugurado nesta segunda-feira, às 19 horas, na Rua Goiás, Água Verde. Fazem parte da diretoria os médicos Ricardo Ferreira, Nílton Tadashi Hagi, João Maniglia, Ricardo Ramina e Maria Apparecida Ferreira.
Já o corpo clínico conta com 12 médicos.