O Guega Ristorante, do chef Celso Freire, está encerrando as atividades. A partir desta segunda-feira a casa deixa de atender sua fiel clientela na Rua Voluntários da Pátria. Ele adiantou à coluna que decidiu deixar a sociedade com o restaurateur Andersen Prado e partir para novos projetos, em carreira solo. A decisão foi acompanhada pelo outro sócio do empreendimento, o empresário Paulo Fatuch. O restaurante, inaugurado no segundo semestre de 2009, substituiu o sofisticado Boulevard, que fez sucesso por quase duas décadas no mesmo endereço.
Fim de uma era 2
Entre os futuros projetos de Celso Freire estão prestar consultoria a redes hoteleiras e dedicar-se a palestras em universidades, o que ele já vinha fazendo há algum tempo. Um novo restaurante também está nos planos do premiado chefe de cozinha, mas não para já.
Espaço próprio
O Espaço Eros Gradowski do Tribunal Regional Eleitoral ganha na próxima quinta-feira um busto do desembargador Francisco Cunha Pereira, que presidiu aquela corte por três ocasiões. A inauguração está marcada para às 17 horas, na sede do TRE, no bairro Parolin.
Filhos de peixe...
A famosa Casa de Pedra da Alameda Dom Pedro II, no Batel, passará a abrigar mais uma galeria de arte. Os gêmeos Guilherme e Laura Simões de Assis inauguram em março uma galeria voltada a artistas da nova geração. Funcionará anexa à badalada galeria comandada pelo marchand Waldir Simões de Assis, pai da jovem dupla.
Casa nova
O nefrologista Renato Almeida está à frente do Centro de Doenças Renais de Curitiba (CEDRA), inaugurado recentemente em um prédio anexo ao Hospital Pilar, na Rua Emílio de Menezes, nas Mercês. Filho do renomado e saudoso médico Félix do Rego Almeida e da vereadora Nelly Almeida, ele atuou por 11 anos no Hospital Santa Cruz, do qual se afastou há um ano. O Centro ocupa o mais novo edifício do complexo hospitalar, denominado Dr. João Iltaumyr Milano, fundador do Hospital Pilar.
A propósito, Nelly Almeida reassume a Câmara Municipal de Curitiba a partir de 1.º de fevereiro no lugar de Mara Lima, eleita deputada estadual.
Esse mar é meu
Curitibanos que têm ido a Santa Catarina neste verão têm se impressionado com a presença maciça de argentinos e paraguaios nos balneários do estado vizinho. Em Camboriú não existia, nesta semana, vagas nos hotéis e as reservas para o carnaval já estão praticamente esgotadas. Sem contar com o tráfego da BR-376, que é intenso todos os dias. Tem gente que já levou até dez horas de viagem para retornar a Curitiba, nos primeiros finais de semana do ano.
De volta ao ninho?
Um grupo que não se submete à liderança do ex-governador Roberto Requião dentro do PMDB se mobiliza para realocar o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) na legenda. O principal objetivo é afastar Doático Santos, fiel escudeiro de Requião, do comando partidário, condição básica para o retorno do tucano ao partido de origem. A operação é vista de dois ângulos pelos interessados: garante o futuro do partido e viabiliza a candidatura de Fruet à prefeitura da capital, no ano que vem.