A sede administrativa que a Gol vai construir no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, levará a assinatura de uma empresa curitibana, o escritório do arquiteto Ricardo Amaral. Ele venceu a concorrência aberta pela companhia para contratar o projeto arquitetônico. A obra, que terá mais de 20 mil metros quadrados, obrigará Amaral a fazer constantes viagens a São Paulo nos próximos meses. Pela Gol, naturalmente.
***
Em Curitiba, Amaral assinou, dentre vários outros projetos, o da Arena do Clube Atlético Paranaense.
Subindo pelas paredes
Está causando mal-estar na classe dos arquitetos da cidade a intenção do prefeito Beto Richa em liberar, via decreto, as fachadas cegas dos prédios de Curitiba para o uso de outdoors gigantes. Para o presidente da AsBEA-PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná), Dalton Vidotti, e para os arquitetos Gílson Werneck e Elaine Zanon, diretores da entidade, a medida, além de "imposta", contradiz o que Curitiba representa para o mundo em termos de modernidade urbana.
***
A entidade prepara uma carta ao prefeito pedindo mais reflexão sobre o tema.
Genro bonzinho
Sobraram elogios na boca do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, ao diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, no discurso que fez ontem durante o1.º Fórum Regional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na Fiep. Já o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, foi seguido até no banheiro por alguns dos participantes do evento, interessados em apresentar suas reivindicações.
Enter
O Brasil poderá realizar uma espécie de gincana universitária entre hackers. A proposta será apresentada hoje em Brasília, para 30 membros do governo federal, por Wanderson Castilho e o americano James Lewis. Castilho é diretor da E-NetSecurity Solutions, empresa curitibana especializada em segurança da informação e investigação eletrônica. A proposta, debatida pela dupla nesta quinta-feira em Curitiba, baseia-se na competição que é realizada nos Estados Unidos.
***
Os hackers brasileiros estão entre os mais ativos do mundo e muitos deles trabalham para grandes bancos e para o próprio governo federal.
Muchos vinos
Raphael Zanette, empresário e consultor de vinhos, participa a partir de hoje, na província argentina de Mendoza, da Vendimia (colheita, em espanhol), uma das maiores feiras de vinho no continente. Na próxima terça-feira, ele recebe na Vino do Batel, para um jantar enogastronômico, os enólogos franceses Thierry Brouin e Alain Dugas.
Papai paparicado
Era grande o número de mulheres presentes na abertura da exposição de Valentina Slaviero, 11 anos, no início da noite de ontem na Praça de Eventos do Shopping Crystal. É que o pai da artista-mirim, o empresário cinqüentão Cláudio Slaviero, don juan assumido, é um dos solteiros mais cobiçados da cidade. Valen tina também fez sucesso. Vendeu no ato 70% das obras.
Zapeando
Bernardinho, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, faz sessão de autógrafos de seu livro "Transformando suor em Ouro" e bate papo com o público às 20 horas, na Praça de Alimentação do Shopping Curitiba (Piso L4).
Marcos Massami Takahara é o novo diretor regional da Claro para os estados do Paraná e Santa Catarina. O executivo substitui Francisco de Oliveira, que assumiu a diretoria regional da operadora em São Paulo.