O belo casarão da família França, na Avenida Marechal Floriano, vai ganhar novas funções em breve. Construído por Heitor Stockler de França, o imóvel histórico será sede de um núcleo cultural do Sesi (Serviço Social da Indústria). O novo espaço para as artes fica em uma região do centro, próxima às praças Carlos Gomes e Rui Barbosa, que não possui locais dedicados à cultura, e promete repetir o sucesso do Paço da Liberdade, restaurado pelo Sesc, que ajudou a revitalizar aquela parte da cidade.
História e cultura 2
A casa, que tem 120 anos, é um marco arquitetônico da cidade e sempre esteve ligada à vida cultural de Curitiba. A família França costumava receber artistas e promovia saraus nos salões do casarão. Nascido no final do século retrasado, Heitor Stockler de França foi um dos fundadores da Federação das Indústrias do Paraná, em 1944 entidade da qual o Sesi faz parte e também foi o primeiro presidente da Fiep. Poeta, com vários livros publicados, ele era também bacharel em Direito.
Gastronomia de valor
Através do Paraná Turismo, o governo definiu cinco segmentos do turismo como prioritários para o estado e um deles é a gastronomia, vista como atividade geradora de renda e emprego. Para valorizar o segmento, os visitantes poderão ajudar a escolher a logomarca do projeto Gastronomia Paraná, do governo do estado, na feira Mundo Gastronômico. O evento, com palestras e oficinas, abre nesta quarta-feira e vai até sábado no Expo Renault Barigui.
Unidos na arte
O artista plástico Beto Janz fez uma homenagem ao pai, Raul Janz, na exposição Do It Yourself, na Galeria Teix. A tela Pescadores, de autoria de Raul, foi incorporada à mostra. Autodidata, Raul Janz pinta desde 1980 utilizando técnicas com espátula, chapa metálica enferrujada e arame. Suas obras estão em coleções na Argentina, Alemanha e Itália. Beto diz que o trabalho do pai sempre o inspirou. A exposição fica em cartaz até o próximo sábado.
Decolando
A candidatura do juiz paranaense Roberto Bacellar para a presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros será lançada hoje em Brasília. O evento, no Hotel Golden Tulip Brasília Alvorada, terá participação de apoiadores da campanha "AMB para os Magistrados, Justiça para o Brasil Juiz Forte, Brasil Melhor". Atualmente dirigindo a Escola Nacional da Magistratura, Bacellar já tem um nome definido para a chapa: o desembargador gaúcho Carlos Cini Marchionatti como vice-presidente de Cultura. Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Marchionatti é assessor da presidência da AMB.
Milhões pulam a cerca
Apenas um ano para chegar a um milhão de usuários no Brasil. Esse é o número divulgado pelo Ashley Madison, serviço que chegou ao país em 2012. Trata-se de um espaço virtual para casados - e casadas - que querem trair. Criado em 2002 por um advogado canadense, o site tem mais de 20 milhões de pessoas cadastradas no mundo. Com cerca de 1,3 milhão de usuários, o Brasil já representa o segundo mercado do grupo. O estado de São Paulo lidera o número de puladores de cerca virtuais, seguido pelo Rio de Janeiro. O Ashley Madison não informa quantos paranaenses estão cadastrados no site.