Zapeando
O ex-ministro Euclides Scalco dá a palestra "A ética na política", às 17 h, no Auditório do Centro de Letras do Paraná (Avenida Professor Fernando Moreira, 370, Centro).
Às 20 h, coquetel de lançamento do 1° Prêmio RPC de Criação, no Clube de Criação do Paraná (CCPR), parceiro da promoção.
O casal Karoline Tartas e Paulo Colnaghi oferece coquetel em comemoração aos 20 anos da PróVita Eventos, a partir das 20 h, no Espaço Batel (Avenida Batel, 1.625).
Um dos quatro professores franceses da Universidade de Sorbonne que estiveram em Curitiba na última sexta-feira, das 9h30 ao meio-dia, para um evento na Universidade Positivo pode estar entre os passageiros do voo AF 447 da Air France, que desapareceu no Oceano Atlântico. Tudo indica que o advogado Samir Salemkour tenha embarcado neste voo. Pelo menos ele deixou Curitiba na tarde de domingo com destino ao Rio de Janeiro para viajar de volta a Paris.
Os demais retornaram na própria sexta e no sábado.
Horas antes em Curitiba 2
"Não temos certeza do embarque dele. Havia previsão de embarcar neste voo", disse à coluna o professor Marcos Alves da Silva, coordenador do curso de Direito da Universidade Positivo, que recepcionou todos os convidados do Ciclo de Conferências sobre direitos humanos promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo curso. Além de Samir Salemkour, também estiveram em Curitiba Gérard Marcel Marcou, David Capitant e Thales Morais da Costa.
Costa é curitibano, mas reside atualmente em Paris, onde é pesquisador na Universidade de Sorbonne.
Horas antes em Curitiba 3
Todos os participantes fizeram um tour por Curitiba, tendo como cicerone o professor Marcos Silva. Passaram pelo Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico e outros pontos turísticos. Samir Salemkour, o único que retardou seu retorno a Paris, deu palestra sobre "A proteção do patrimônio público" no evento que comemorou os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Ano da França no Brasil.
Horas de angústia 1
Jean Paul Decock, dono do restaurante Ile de France, viveu momentos de grande angústia ontem de manhã, assim que soube do acidente com o Airbus A330-200 da Air France. Uma de suas filhas, Débora, de 26 anos, que mora em Paris, é comissária de bordo da companhia francesa há dois anos. Ela faz com frequência a rota Paris-Rio de Janeiro e vice-versa e nem sempre tem tempo de ligar para os pais em Curitiba quando está no Brasil.
Horas de angústia 2
A primeira providência foi ligar para o celular dela, que não atendeu. Depois na casa, também sem resposta, e finalmente para o namorado de Débora, que é francês, cujo celular também não atendeu. Uma hora e meia depois, ela retornou a ligação do pai, já sabendo do acidente. Débora Chao Decock estava de folga no domingo. Amanhã, ela será uma das comissárias do voo Paris-Rio da Air France.
Jean Paul passou o dia de ontem atendendo vários telefonemas de amigos querendo saber se sua filha era um dos tripulantes da aeronave acidentada. Felizmente, ela não estava a bordo.
A bola "tá" rolando
Nem bem foi anunciada como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, Curitiba amanheceu ontem forrada com outdoors parabenizando o vice-governador Orlando Pessuti pela inclusão da capital entre as subsedes do evento. O cartaz traz o símbolo da Copa no Brasil e a frase "Pessuti na torcida com você". O vice preside o Comitê Organizador da Copa do Mundo em Curitiba e é pré-candidato do PMDB ao governo do estado.
Estamos no eixo
A Associação Comercial do Paraná está dando total apoio à revitalização do eixo das ruas Riachuelo e Barão do Rio Branco desde o esboço do primeiro projeto. O empresário Edson Ramon, vice-presidente da entidade e coordenador do Centro Vivo, diz que, há um mês, a ACP encaminhou à "força-tarefa", que o Centro Vivo integra junto a vários órgãos da prefeitura, uma sugestão de lei de incentivos fiscais para pessoas físicas e jurídicas que investirem na região.