• Carregando...

A assessoria de imprensa da viúva e das filhas do poeta Paulo Leminski, Alice, Áurea e Estrela Leminski, enviou ontem à coluna nota de esclarecimento segundo a qual a exposição itinerante “Múltiplo Leminski”, atualmente em cartaz na Caixa Cultural, em São Paulo, foi aprovada por meio de edital do órgão para ser exibida em quatro capitais: Salvador, São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro. Segundo a nota, a captação do R$ 1,6 milhão citado pela coluna foi autorizada por meio de edital da Lei de Fomento e Incentivo à Cultura, que, no entanto, não se concretizou. As edições da mostra realizadas ocorreram por meio dos editais Seleção Pública Petrobras Cultural 2012 e Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural 2014/2016.

O esclarecimento foi motivado pela reprodução, aqui, da nota publicada quarta-feira na coluna de Alcelmo Gois, em o Globo, segundo a qual amigos do poeta curitibano estariam inconformados com o patrocínio oficial à exposição sobre sua obra.

  • Adriane Galisteu foi cumprimentar o arquiteto Jayme Bernardo na abertura da Mostra Artefacto Haddock Lobo, na noite de quinta-feira, em São Paulo. Paulistano radicado em Curitiba, ele assina o ,loft “Refúgio Urbano”, que tem entre as homenageadas a atriz Lucia Veríssimo.
  • O empresário Salomão Soifer (à esq.) e o médico Paulo Boscardim (ao centro) com o empresário Paulo Irineu Pelanda, candidato à presidência do Jockey Club do Paraná na eleição deste sábado, no jantar realizado anteontem no Madalosso pela chapa “Reconstruir”, de oposição.
Zapeando
  • O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, e o professor de Direito Constitucional da UFPR Clèmerson Merlin Clève, proferem as palestras “Liberdade, Autogoverno e Federação” e “Garantias Constitucionais Processuais e o Novo CPC”, respectivamente, hoje, às 19 h, no auditório da Academia Brasileira de Direito Constitucional.
  • O Lar O Bom Caminho, que atende recém-nascidos e bebês de até dois anos, realiza neste sábado bazar beneficente para a venda de roupas, calçados e eletrodomésticos, entre outros itens, das 9 às 15 h, na Rua Bortolo Gusso, 191, Capão Raso.

Telona para Leminski

Falando nisso, a partir de amanhã o cineclube do cinema Caixa Belas Artes, em São Paulo, exibe o ciclo especial “Múltiplo Leminski”, composto por seis filmes, entre longas, curtas, ficções, documentários e animação. “Querer que a poesia tenha um porquê ou que ela esteja a serviço de alguma coisa é o mesmo que querer que um gol do Zico tenha um porquê, um orgasmo tenha um porquê. A poesia é um inutensílio. A razão de ser da poesia é só uma: ela é a razão de ser da própria vida”, decreta o poeta curitibano, deitado numa pilha de livros, em trecho do documentário Ervilha da Fantasia, do diretor Werner Schumann.

Luigi e os Luizes

A adega Luigi Pietro, no Juvevê, comandada pelo empresário Luiz Alano, promoveu na última terça-feira uma degustação de vinhos italianos comandada pelo enólogo e sommelier Luiz Groff. Foram consumidos vinhos do Marche, Sicília, Campânia e Toscana, com destaque para o Sallier de la Tour Nero d’Avola, completamente esgotado no estoque ao final da noite pelos 60 participantes do evento.

Marieta porreta

Após anos vivendo a simpática Dona Nenê, no seriado A Grande Família, a atriz Marieta Severo poderá ser vista hoje e amanhã, em Curitiba, num dos papeis mais densos de sua carreira como Nawal, a mãe árabe da peça Incêndios. O texto, do consagrado autor libanês Wajdi Mouawad, já ganhou 19 prêmios nacionais. As sessões ocorrem às 21 horas, no Guairão.

Enquanto corre o país com a peça, Marieta se prepara para a próxima novela da Globo das 23 horas, Verdades Secretas, de Walcyr Carrasco, que deve estrear em abril.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]