A situação do antigo Cine Luz, fechado em novembro passado, é tema de um debate quente na internet. Cineastas, produtores, estudantes e pessoas ligadas à área do audiovisual mantém lista de discussão de grupo, por e-mail, onde todos se manifestam livremente. A coisa ferveu ontem, depois que veio à tona a informação de que a ex-sala de cinema virou abrigo para sem-teto e usuários de drogas. Alguns defendem a decisão de mudar o Luz para um espaço cultural a ser construído pela prefeitura na Rua Riachuelo. Outros condenam a forma como a administração pública vem cuidando do assunto dos cinemas de rua.
Luz no fim do túnel (2)?
Entre ideias, desentendimentos e polêmicas, surge uma proposta concreta. Parte do grupo se dispõe a organizar reuniões e procurar a diretoria da Fundação Cultural de Curitiba para conversar pessoalmente, não apenas por e-mail. Muitos integrantes da lista contam que frequentaram e muito o Luz e outras salas administradas pela prefeitura, como o Ritz, o Groff e o Guarani, e que nesses espaços tiveram oportunidade de assistir filmes que o circuito comercial jamais exibiria, e aprender sobre cinema. Agora, apontam, não há mais nenhum desses cinemas.
Luxo em leilão
Nomes como o Plaza Athénee e o Le Meurice, em Paris, ou o Principe Di Savoy, em Milão, despertam desejo em qualquer mortal. Pacotes de estadia nesses hotéis de luxo foram doados para a Fundação Pró-Renal do Brasil e fazem parte do leilão que a instituição promove dia 13 de março próximo. Será durante a quinta edição do Golf Day, no Graciosa Country Club. Até lá, a Pró-Renal promete levantar outras preciosidades para ofertar no mesmo leilão, que terá o formato "silencioso": os lances serão colocados pelos participantes em envelopes fechados, e anunciados após o torneio.
Palavras fortes
Polêmico e defensor de posições que não agradam a muita gente, Marco Aurélio Mello está com viagem marcada para Curitiba. O ministro do Supremo Tribunal Federal vem à cidade por meio da parceria entre a Escola de Magistratura do Paraná e o Iesde (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino). Será no dia 5 de fevereiro, próxima sexta-feira, quando Mello irá proferir palestra na Escola.
Receita de solidariedade
A campanha "Vamos fazer uma Vaquinha", para a construção do novo Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, ganha um jeito diferente e saboroso para arrecadar fundos: está sendo lançado um livro de receitas, cuja renda será integralmente revertida para a obra. Para editar o livro, a comissão organizadora está recebendo sugestões. Quem tiver interesse, pode participar enviando sua receita para o email novolarescola@hotmail.com