O chef e empresário Junior Durski prepara uma enxurrada de inaugurações de novas filiais de seu badalado restaurante Madero. O pacote prevê nada menos que dez unidades, que serão abertas entre novembro deste ano e abril de 2012. Dessas, metade é fora de Curitiba: uma em Londrina; uma em Maringá (as primeiras do interior do Paraná); uma em Joinville e duas em Manaus.
Madeeeeeroooo 2
Um dos Maderos do interior será no Shopping Maringá e em Londrina o restaurante ficará no Eco Mercado Palhano, ambos com inauguração marcada para 10 de janeiro. Em Joinville, o local escolhido é o Shopping Mueller e a abertura será em fevereiro. As filiais de Manaus serão inauguradas em março. As cinco novas unidades de Curitiba são no Relógio das Flores, a partir de 5 de novembro; na Praça da Espanha, para o final de novembro, e no Bigorrilho, com abertura prevista para o final de dezembro.
Sai o bobby, entra a carne
Além dessas unidades, Durski abrirá um Madero delivery e para viagem no antigo Sucatão, na Rua Kellers, que também terá uma delicatessen dos produtos da marca. E em abril ele abre um ponto na Avenida Bispo Dom José (prolongamento da Avenida Batel), onde hoje funciona o salão de beleza Jaques Janine.
Uma estrela anglicana no reduto católico
O arcebispo emérito anglicano Desmond Tutu desembarca em Curitiba no dia 28 de outubro para receber o título de Doutor Honoris Causa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná das mãos do reitor Clemente Ivo Juliatto. Tutu, Prêmio Nobel da Paz, que acaba de completar 80 anos, vem da África do Sul especialmente para receber a honraria.
Junta médica
Na próxima terça-feira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, vão inaugurar a Unidade de Saúde da Barreirinha. Detalhe: os três são médicos. Padilha é infectologista; Ducci e Eliane são pediatras de carreira da prefeitura. A inauguração se dará no Dia do Médico.
Hóstia e kipá
Curitiba recebe nos dias 23 e 24 de outubro a XVII Assembleia Nacional do Diálogo Católico-Judaico. O evento é realizado a cada ano em uma capital brasileira. A última vez que ocorreu aqui foi em 1998. O tema desta edição será "Judaísmo e Catolicismo, desafios diante do avanço científico". Entre os participantes estão os rabinos Pablo Berman e Michel Schelesinger, o padre Jaime Sánchez Bosch, os presidentes da Bnai Brith nacional, Abraham Goldstein, e do Paraná, Leon Knopfholz, além de representantes da CNBB.