A Universidade Federal do Paraná vai ser "mãe" aos 97 anos. A sacada é do reitor Zaki Akel Sobrinho, referindo-se à Unila, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que será instalada em Foz do Iguaçu neste ano. A UFPR é a encarregada da implantação da nova universidade e como tal vai gerir todo o processo pelos próximos 12 meses, segundo Akel. A Unila conta com um escritório de suporte no prédio da reitoria da UFPR.Conforme a coluna já havia noticiado, no último dia 30, a partir do dia 12 de janeiro o Paraná terá a mais antiga e a mais jovem universidades federais do Brasil.
Mãe quase centenária 2
Zaki Akel estará presente na solenidade em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar o projeto de lei que cria a Unila, na próxima terça-feira, às 15h30, na Sala de Audiências do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Segundo o reitor, a intenção é realizar o primeiro vestibular em junho deste ano.
O presidente da Comissão de Implantação da Unila e seu futuro reitor é o gaúcho Hélgio Trindade, ex-reitor da UFRGS.
A Unila será bilíngue (português e espanhol) e metade dos professores e alunos será constituída por brasileiros e os outros 50% serão oriundos dos demais países latino-americanos.
Enchenté
Guto Mocellin, cicerone de Pierre Sarkozy em Florianópolis, conta que na sexta-feira o primogênito de Nicolas Sarkozy abordou uma garota que passeava na Lagoa da Conceição com sua família. O rapaz perguntou se poderia tirar uma foto ao lado da moça, uma bela mulata de seus vinte e poucos anos. O pai da moça e a própria ficaram meio "assim" até descobrirem quem ele era. A foto foi feita. O rapaz deixou Floripa ontem.
Onde há fumaça... 1
O pneumologista Marcos Nascimento, professor do curso de Medicina da PUCPR, foi convidado para ser um dos palestrantes da 4th Annual Smoking Cessation Conference, que ocorre nos dias 25 e 26 de janeiro, em Londres. Referência em tabagismo no Brasil, Nascimento é responsável pelo projeto Pulmão S.A. (Sua Atmosfera), que divulga, por meio do site www.pulmaosa.com.br, informações sobre doenças respiratórias.
Onde há fumaça... 2Estudos inéditos realizados pela PUCPR comprovaram a influência da fumaça do cigarro no desenvolvimento da candidose ou candidíase bucal. O estudo "Aumento da virulência de Candida albicans após exposição à fumaça de cigarros", publicado recentemente na Holanda, mostrou que a fumaça contém substâncias que podem elevar o nível de agressividade do fungo Candida albicans, que ataca a boca.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta