Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reinaldo Bessa

Menu de gerações 1

O casal Clara e Jean Paul Decock (ambos à esq.) com a jornalista Rosy de Sá Cardoso e o arquiteto Lubomir Ficinski no jantar em comemoração aos 60 anos do restaurante Ile de France | Denis Ferreira Netto
O casal Clara e Jean Paul Decock (ambos à esq.) com a jornalista Rosy de Sá Cardoso e o arquiteto Lubomir Ficinski no jantar em comemoração aos 60 anos do restaurante Ile de France (Foto: Denis Ferreira Netto)
Dois ex-governadores, um deles Jaime Lerner, prestigiaram o lançamento do livro Mugido de Trem, primeiro romance do jornalista Nilson Monteiro, segunda-feira no Pátio de Esculturas do MON. Outro presente foi o atual governador Beto Richa |

1 de 1

Dois ex-governadores, um deles Jaime Lerner, prestigiaram o lançamento do livro Mugido de Trem, primeiro romance do jornalista Nilson Monteiro, segunda-feira no Pátio de Esculturas do MON. Outro presente foi o atual governador Beto Richa

Sessenta anos depois, eles estavam lá. A jornalista Rosy de Sá Cardoso, da Gazeta do Povo, e o arquiteto e urbanista Lubomir Ficinski participaram na terça-feira do jantar especial em comemoração aos 60 anos do restaurante Ile de France. Ambos estiveram presentes na inauguração do restaurante, em 13 de fevereiro de 1953. No próximo dia 29, o Ile – como é chamado pelos curitibanos – completa 57 anos no atual endereço, Rua Riachuelo, 538, ao lado da Praça 19 de Dezembro.

À época colunista social do jornal O Estado do Paraná, Rosy noticiou em sua coluna "Ecos Mundanos" o jantar de inauguração do primeiro restaurante francês de Curitiba. Anteontem, ela reviu a página intacta guardada pela família Decock.

Menu de gerações 2

À frente do Ile desde dezembro de 1978, Jean Paul Decock conta que o restaurante foi inaugurado em plena terça-feira de carnaval porque seus pais, Janine e Emile Decock, franceses da Normandia, não sabiam que o Brasil parava durante a folia. Quatro anos depois de funcionar num casarão da Alameda Dr. Muricy, o Ile de France se mudou para o atual endereço, onde conquistou uma exigente e fidelíssima clientela com sua culinária francesa clássica.

Antes de abrir o Ile, seu Emile Decock comandou o Bar Normandie, na Rua Cruz Machado.

Conversa na ponte

O professor e cronista português José Pacheco lança hoje seu livro Crônicas de Educação – Escola Ponte, organizado e publicado pelo professor Samuel Lago, da editora Nossa Cultura, às 19h30, no Teatro Regina Vogue. Em seguida, os dois participarão de um bate-papo ao lado do deputado federal Marcelo Almeida, idealizador do programa Conversa Entre Amigos, de incentivo à leitura.

A conversa será mediada pelo jornalista José Carlos Fernandes, da Gazeta do Povo.

Sempre no Alto

Carlos Deiró e Giselle Lima inauguram hoje, com um coquetel a partir das 20 horas, a nova sede de sua produtora Deiró Filmes. Também vão apresentar a nova logomarca da empresa, que se mudou da Rua Reinaldino de Quadros para a Rua Coronel Assumpção, também no Alto da XV.

Do imenso Portugal

Gonçalo M. Tavares, um dos autores portugueses mais lidos no Brasil, fará uma das sessões mais aguardadas do Litercultura, festival literário que será realizado na Sociedade Garibaldi de 16 a 18 deste mês. Vários de seus leitores virão a Curitiba de diversas cidades especialmente para ouvi-lo. Além de discorrer sobre suas principais obras, Tavares ministrará uma oficina de criação literária cujas vagas se esgotaram logo no primeiro dia de inscrições.

Aos 43 anos, Gonçalo Tavares é considerado pela crítica especializada o mais importante escritor da nova geração em língua portuguesa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.