Finalmente a Orquestra Sinfônica do Paraná vai ganhar um espaço próprio para ensaios e pequenas apresentações. Segundo disse à coluna no fim de semana o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, a Casa da Orquestra como ele já chama o espaço deverá ser inaugurada em 2013 nas instalações do atual Centro de Convenções de Curitiba, na Barão do Rio Branco, que deverá ser desativado pelo governo.
Minha casa, minha sinfonia 2
O projeto é uma espécie de menina dos olhos de Viapiana, que se diz preocupado com a falta de acomodações adequadas da nossa orquestra. Segundo ele, o grupo não tem sequer vestiário próprio no Teatro Guaíra para guardar o uniforme de gala com que se apresenta nos concertos, sem falar nas condições precárias das instalações do próprio teatro e nas constantes interrupções dos ensaios para liberar o palco para eventos contratados, como formaturas e shows.
Estante
O jurista Clèmerson Merlin Clève, presidente da UniBrasil, acaba de lançar sua mais nova obra, intitulada Para uma dogmática constitucional emancipatória. Com cinco capítulos, o livro já à venda no site da Editora Fórum reúne textos escritos em diferentes momentos de sua carreira organizados cronologicamente.
Esse mar é nosso
Estão acelerados os trabalhos dos grupos jurídico de Direito Internacional, liderado pela OAB-PR, e técnico-científico, estabelecido no Setor de Ciências da Terra da UFPR, que, juntos, emitirão o laudo de sustentação detalhada sobre a questão do mar territorial paranaense. O estudo, diz o presidente do Movimento Pró-Paraná, Jonel Chede, será encaminhado em breve aos representantes do estado no Congresso Nacional para que possam defender uma participação maior na partilha do pré-sal.
Coordenado pelo Movimento liderado por Chede, o pleito tem o apoio de várias entidades e instituições, além de secretarias de estado e do próprio governador Beto Richa.
A conta do tempo
Durante o atual governo de Beto Richa, o Tribunal de Contas passará pela troca de nada menos que três dos sete conselheiros. O governador, que já conseguiu nomear seu ex-procurador-geral Ivan Bonilha, deve indicar o nome do chefe da Casa Civil, Durval Amaral, para a vaga a ser aberta em maio com a aposentadoria compulsória de Heinz Herwig. Depois, em maio do ano que vem, será a vez de Hermas Brandão atingir a idade limite de 70 anos. Já, um ano depois, em 2014, quem se aposenta é Caio Soares.
Pente-fino
Mais de 190 técnicos de prefeituras e câmaras de vereadores do Paraná passaram a última sexta-feira fechados em uma das salas do Hotel Bourbon, em Curitiba, no último dos três encontros regionais para se adequar às novas normas de contabilidade pública definidas pelo governo federal. Os encontros foram organizados pela Equiplano Sistemas, do empresário Luiz Alberto Alano, que fornece software e suporte para a maioria dos municípios do estado.
Zapeando
- O restaurateur Francisco Urban apresenta hoje, em jantar para a imprensa, seu mais novo estabelecimento, o Victor Fish ´n´ Chips, às 20 h, na Praça de Alimentação do Shopping Mueller.
- Os sócios que quiserem levar convidados ao carnaval do Clube Curitibano podem retirar os convites a partir de hoje na secretaria social. O tema do carnaval deste ano será Alice no país das maravilhas e a animação da banda Coração Brasil e do Duo Gebran.
- O Batel Soho ganha em março uma nova loja conceito voltada ao público feminino, a Naddya Emmendoerfer Acessórios, da empresária Nayara Stocco Pinhaz, que trará produtos exclusivos da designer paranaense Naddya Emmendoerfer. O endereço é na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.282 B.