Maristela Requião (à esq.) conversa com Sylvia e Raymonde Dias na "Sala de Visitas" da "casa" da família Dias, que abriga as pinturas originais vindas de Paris, na abertura da exposição Cícero Dias oito décadas de pinturas, nesta terça-feira, no Museu Oscar Niemeyer. Na outra foto, a viúva de Dias com os casais Ana Helena e Aluízio Araújo, de São Paulo, e Beatriz e Fernando Xavier Ferreira (ele presidente da Telefónica do Brasil).
Do Japão 1
Curitiba receberá, em agosto, a mostra "Eternos Tesouros do Japão", composta por cerca de 120 obras dos séculos 17 a 19, incluindo armaduras de samurais, medalhões e mobiliário. A exposição será realizada no prédio do "olho" do Museu Oscar Niemeyer, que será adaptado especialmente para recebê-la. O salão principal ganhará uma nova película para filtrar ainda mais os raios solares, exigência do curador do Museu de Arte Fuji, de Tóquio, Hiroaki Ohashi, feita à presidente do MON, Maristela Requião.
***
À coluna, Maristela contou que, para visitar a exposição, o público será obrigado a tirar os sapatos em respeito à tradição japonesa.
Do Japão 2
A vinda da mostra foi acertada pessoalmente por Maristela Requião e pela diretora-administrativa e financeira do MON, Vera Coimbra, que passaram uma semana no Japão, de onde chegaram na segunda-feira. Elas se reuniram com o diretor do Museu de Arte Fuji, Mitsunari Noguchi, e visitaram outros três grandes museus japoneses.
Santo forte
Aliás, o santo da primeira-dama Maristela Requião mostrou que é forte. Na abertura da exposição em homenagem a Cícero Dias, anteontem, ela disse à coluna que deu graças a Deus por não ter conseguido trazer para Curitiba a exposição Tesouros da Cidade Proibida Guerreiros de Xian, da China, no ano passado. A mostra, que chegou a ser anunciada oficialmente, acabou sendo cancelada por falta de acordo com a Brasil Connect, empresa do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, preso na semana passada pela Polícia Federal, acusado de vários crimes, entre eles lavagem de dinheiro.
Golpe recorrente na praça
Um rapaz forte, com duas tatuagens de carros antigos no braço, se apresenta em lojas chiques dizendo ser lutador de Muay Thai e Jiu-Jitsu, diz que mora em apartamento decorado por um badalado profissional da cidade e que a mãe importa calças da marca Diesel e as customiza. Depois de ambientado, no primeiro momento de descuido, se apossa das carteiras dos proprietários das lojas visitadas.
***
O golpe foi aplicado nesta terça-feira à tarde numa loja do Batel enquanto a dona atendia o pretenso cliente.
Copa de Peteca
Os petequeiros do Clube Curitibano Marcos Greca (diretor de esportes), Mozart Mira e Ricardo Madruga conquistaram o quarto lugar no torneio internacional da França, que reuniu 16 equipes do Brasil, do país anfitrião e da Inglaterra. A equipe curitibana representou o Paraná na competição, que terminou domingo em Sannois, nos arredores de Paris.
De viva voz
"Comprei hoje a UEG", repetiu algumas vezes o governador Roberto Requião para interlocutores na abertura da exposição "Cícero Dias oito décadas de pinturas", nesta terça-feira, no Museu Oscar Niemeyer. Um dos que ouviram a notícia da compra da usina termelétrica a gás, de Araucária, pelo governo do estado, foi o presidente da Telefónica, Fernando Xavier Ferreira.
Zapeando
Às 19 horas, no Espaço Cultural BRDE (Palacete dos Leões), coquetel de abertura da exposição Marcas de Identidade, do arquiteto e designer de jóias Sérgio Póvoa Pires.
Estréia às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba, o média metragem "O Argentino que Derreteu a Jules Rimet", da Cia. Cênica Produções, de Curitiba, inspirado no roubo da Taça Jules Rimet. A sessão é gratuita.
Hoje é dia de cumprimentos para o advogado Pedro Collere Júnior, que comemora aniversário.
Deixe sua opinião