Depois de 18 anos, finalmente chegou ao fim o embate jurídico travado pelos acionistas minoritários do Bamerindus desde a intervenção no banco paranaense que resultou em sua venda para o HSBC. No último dia 12, a Associação Brasileira dos Investidores Minoritários do Bamerindus (ABIMB) firmou um acordo com as partes – Banco Central, Ministério Público Federal, HSBC e o interventor do extinto Bamerindus – pondo fim às ações judiciais em audiência de conciliação no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo.
Não se fala mais nisso 2
A ABIMB foi criada em 4 de junho de 1997, logo após a decretação da intervenção federal no Bamerindus, na Associação Comercial do Paraná, então presidida pelo empresário e acionista minoritário Jonel Chede. No começo de 2011, as 1,2 mil famílias de minoritários associados à ABIMB já haviam recebido cerca de R$ 60 milhões do Fundo Garantidor de Crédito que comprara as ações dos investidores.
“Tamo” junto
O juiz Sergio Moro recebeu do presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Edgar Guimarães, uma placa com a inscrição: “O destemor, a competência e a eficiência são marcas que merecem o respeito e a consideração de toda a sociedade brasileira. Obrigado pelos relevantes serviços prestados. Homenagem do IPDA – Instituto Paranaense do Direito Administrativo”. A homenagem foi feita ao final da concorrida palestra que ele deu na abertura do XVI Congresso Paranaense de Direito Administrativo, semana passada, na sede da OAB-PR.
Trinca marqueteira
O jornalista Marcelo Cattani, ex-secretário da Comunicação de Beto Richa, acaba de fechar uma parceria com o marqueteiro político Nelson Biondi e o cientista político Antonio Lavareda. A empresa de marketing político dos três irá atuar no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, começando pelas eleições municipais de 2016.
De olho no fogão
“De Leminski a Niemeyer: uma cozinha poética e concreta conquista o Brasil” será o tema da segunda edição do evento Mesa Ao Vivo Paraná, que ocorrerá no Museu Oscar Niemeyer nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Apresentado pelo projeto Gastronomia Paraná, do governo do estado, e realizado pela revista Prazeres da Mesa em parceria com outras instituições e empresas, o evento trará a Curitiba a chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, de São Paulo, e a dupla Bárbara Verzola e Pablo Pavón, do Soeta, do Espírito Santo.
Nos dias 16 e 17 acontece o Melhor das Cidades, evento também aberto ao público, além de dois jantares magnos, um no restaurante Manu e outro no Espaço Celso Freire.