A lei seca e a proibição de se fumar em ambientes públicos fechados levaram as pessoas a se reunir em suas próprias casas para se divertir. A afirmação foi feita ontem pela socióloga e empresária paulista Natália Miranda, em Curitiba, durante palestra aos profissionais que vão participar da 18ª edição da Casa Cor Paraná. A convite da franqueada do evento, Marina Nessi, ela falou sobre a Casa Brasileira do futuro e fez um paralelo do "Lar, doce lar" moderno com o clássico Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre. Nas palavras dela, está havendo uma "socialização e sociabilidade indoor". Ô, de casa 2
Ainda segundo Natália, a "nova casa" do brasileiro está passando por um redimensionamento de espaços devido aos novos valores trazidos pela crise energética do planeta. "O faraonismo não está com nada", vaticinou.
Curta grande
Uma das novidades que a prefeitura de Curitiba reserva para as comemorações dos 318 anos da cidade, em março, é a inauguração de um letreiro com a marca "Curta Curitiba" escrita em tamanho gigante no Parque Barigui. A instalação será feita no dia 27 do mês que vem, antevéspera do aniversário, pelo Instituto Municipal de Turismo. A ideia é fazer com que turistas e mesmo os moradores da cidade tirem fotografias ao lado do letreiro, que terá 1,80 metro de altura, e levem uma lembrança para casa.
A marca foi criada para fortalecer a imagem da capital como destino personalizado, atrair turistas e fazer com que os moradores aproveitem os atrativos que a cidade oferece.
Dedos cruzados
A escola Centro Europeu é um dos quatro finalistas do World Gourmand Cookbook Awards, na categoria "Melhor Livro de Cozinha Italiana do Mundo". O concurso é realizado em Paris desde 1995. O livro Cozinha Italiana O Melhor de Cada Região foi editado como material didático para os cursos de Chef de Cuisine e Especialização em Cozinha Italiana. A cerimônia de premiação será realizada no dia 3 de março, no teatro Les Folies Bergère da capital francesa.
Em silêncio
O artista plástico Eleutherio Netto trabalha em silêncio e com afinco em sua nova coleção no ateliê aberto recentemente e ainda não inaugurado oficialmente na Saldanha Marinho. Até agora pouquíssimos tiveram o privilégio de ver as obras, sobre as quais ele faz mistério por serem, segundo diz, completamente diferentes de tudo o que já produziu. Nesta semana ele foi a Morretes buscar galhos de árvore para uma instalação que está fazendo para o arquiteto Ivan Wodzinski.
* * * * *
Zapeando
- A diretoria do Departamento Feminino do Sindiclubes-PR promove chá beneficente em comemoração dos 98 anos de sua presidente, Síria Chede Corrêa de Castro, hoje, às 14 h, na Sociedade Thalia (Rua Comendador Araújo, 338).
- O empresário Edésio Mansur promove coquetel, a partir das 19h30, de abertura do novo showroom da loja de móveis planejados S.C.A., na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.685, no Batel.
- O ProDesignPR, associação dos profissionais e empresas de design do Paraná, realiza hoje o primeiro Papo D, mesa-redonda com o tema "Processo de concorrência e formação de preço", às 19h30, no Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 4, Centro Histórico) com entrada franca.
- O projeto Personalidades do Rock do Sheridans Irish Pub faz hoje um tributo à banda norte-americana Creedence com o grupo curitibano Creedence Again, a partir das 21 h.
Atos esdrúxulos do STF criam desafios para professores de Direito Penal
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
Fuga de ônibus, recompensa em dinheiro e policiais suspeitos: como o crime do PCC reverbera em SP