A respeito da nota sobre o voto destituinte proposta do PSB para a reforma política publicada ontem, a coluna recebeu importante colaboração da leitora Elisa Martins, paranaense que mora em Brasília. Ela lembra que o voto destituinte tem origem no sistema parlamentarista. E foi uma das propostas derrubadas na Constituinte de 1988, junto com outros projetos inspirados no parlamentarismo britânico.
O voto que tira poder deles 2
Em 2005, logo depois do escândalo do mensalão, projeto semelhante foi apresentado por deputados do PSol mas não prosperou. Nos EUA, existe o referendo revogatório, também chamado de recall. Foi usado para tirar do poder o governador da Califórnia, Gray Davis, em 2003. No lugar dele foi eleito Arnold Schwarzenegger. Na época, os senadores Jefferson Péres e Antônio Carlos Valladares também propuseram o instrumento no Brasil. A PEC acabou arquivada.
O voto que tira poder deles 3
Elisa Martins diz que a reapresentação da proposta no Brasil é muito oportuna no momento. Ela entende do assunto: foi ativa participante da Constituinte, na formulação e aprovação da Lei do Consumidor um exemplo do Brasil para o mundo. Professora da UFPR, Elisa também dirigiu o Procon do Distrito Federal em duas gestões e atuou no Ministério da Desburocratização. Atualmente presta consultoria para a associação de bancos do Distrito Federal, nas áreas de atendimento e sustentabilidade.
Frutos do Paraná
O empresário Giorgeo Zanlorenzi começa, literalmente, a colher agora os frutos de um projeto iniciado em fevereiro de 2009. Diretor-presidente da Vinícola Campo Largo, Zanlorenzi fechou parceria com o governo do Estado para iniciar a plantação de mudas em propriedades paranaenses, dando impulso aos pequenos produtores rurais. Até então, a empresa trabalhava somente com frutos colhidos no Rio Grande do Sul. Agora começam a chegar as uvas locais, que serão utilizadas no preparo dos sucos. Além do produto tradicional, a vinícola vai lançar uma linha premium, de uvas selecionadas.
Samba na festa 1
A equipe da Tif Comunicação surpreendeu o público na noite de quarta-feira, durante a cerimônia do Prêmio Colunistas Paraná. Para comemorar o troféu de Agência do Ano, em vez de exibir o tradicional vídeo, Thiago Biazetto e Fhabyo Matesick subiram no palco com a bateria da escola de samba Mocidade Azul e toda sua equipe de trabalho. O ritmo carnavalesco contagiou a plateia e os vencedores comemoraram sambando.
Samba na festa 2
A noite foi de festa para muita gente. Carlos Deiró e Giselle Lima receberam o Prêmio Colunistas pela nona vez como Produtora do Ano pela Deiró Filmes e Deiró ainda levou o Publicitário do Ano de 2009. Alexandre Magno, sócio-diretor da Art Office Design, recebeu o troféu de Empresário de Design do Ano, devidamente comemorado com o sócio Maurício Medeiros. A JWT Curitiba foi eleita pela 5.° ano consecutivo a Agência de Melhor Desempenho Criativo, enquanto o HSBC, cliente da JWT, foi escolhido pela quarta vez como Anunciante do Ano.