O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, passou boa parte do tempo falando ao celular, em um canto reservado, logo que chegou à feijoada da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, sábado, no Hotel Bourbon. Naquele dia os jornais estamparam na capa a notícia da retirada do ar de um site do Ministério com críticas ao governo federal.Não basta ser paiPaulo Bernardo e a mulher, Gleisi Hoffmann, mal almoçaram e deixaram o evento para cumprir um programa de pais de filho pequeno: participar da festa junina na escola da filha, Gabriela Sofia, no Colégio Bom Jesus. Quem também apareceu na feijoada foi o deputado federal Gustavo Fruet, depois de participar da convenção do PSDB, que homologou o nome de Beto Richa ao governo do estado.
Batuta 1
A coluna recebeu na última sexta-feira um extenso e-mail do maestro Alessandro Sangiorgi, da Orquestra Sinfônica do Paraná, no qual apresenta um balanço das atividades da orquestra desde que assumiu como regente titular. "Durante esses quase 9 anos à frente da OSP, tive a oportunidade de convidar solistas e maestros de renome internacional que trouxeram novas experiências para o grupo e, ao mesmo tempo, levaram o nome da Orquestra Sinfônica do Paraná para o exterior como grupo de excelente qualidade", diz ele.
Batuta 2
De acordo com Sangiorgi, "a falta de recursos também nos impede de convidar mais solistas e maestros, assim como a realização de eventos mais complexos. Destaco ainda que nossa qualidade artística está em evidente crescimento [...] e que nosso público aumentou consideravelmente e se manteve fiel". Ele também cita o apoio do governo italiano, que copatrocinou a volta das óperas ao Teatro Guaíra "após um longo período sem nenhuma produção". Foram cinco montagens, segundo o maestro, "que obtiveram um enorme sucesso de público e da crítica especializada".
Batuta 3
Alessandro Sangiorgi diz ainda que a orquestra teve grande sucesso também em suas experiências "crossover" junto à banda Blindagem "ou enfrentando a world music de Karl Jenkins em seu Adiemus, ou no recente concerto com o Zimbo Trio". Lembrou ainda que em 2008 a OSP foi convidada para tocar na inauguração do Teatro Positivo Grande Auditório com o tenor José Carreras e em 2009 acompanhou a turnê brasileira do tenor Andrea Bocelli. Finaliza citando o título de Cavaliere dellordine della Solidarietà que recebeu do governo italiano como reconhecimento pela qualidade de seu trabalho como maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Graças a Deus
O jovem frei André Henriques, aluno do curso de Filosofia da FAE, foi o primeiro colocado do Enade, o exame do Ministério da Educação dirigido a universitários. Como prêmio, ele ganhou uma bolsa de estudos do governo para cursar pós-graduação.
Presente
O indigenista Edívio Battistelli, coordenador técnico da Funai em Curitiba, recebeu na sexta-feira o secretário executivo do Ministério da Justiça, o paranaense Rafael Thomaz Favetti. Ele anunciou a criação de uma coordenação regional da Funai no Paraná. Em dezembro de 2009 foram extintas as administrações regionais de Curitiba, Londrina e Guarapuava. Neste domingo, comemoraram-se os 100 anos de criação do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) no Brasil, que posteriormente deu lugar à Fundação Nacional do Índio (Funai).