Zapeando
A Academia Paranaense de Letras comemora hoje seus 75 anos de fundação, a partir das 18 h, no auditório Brasílio Itiberê da Secretaria da Cultura, com exposição de vários acadêmicos que discorrerão sobre o tema "Paraná, uma História e seus Atores".
A economista Mônica Araújo, da Corretora Ativa, dá palestra hoje sobre o cenário para investimentos na crise, a convite do escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados, a partir das 19 h, no auditório do edifício Curitiba Trade Center.
"Como é fazer 100 anos?", pergunta o colunista ao cumprimentar a ex-primeira-dama do Paraná Flora Camargo Munhoz da Rocha. "Normal", responde ela, com voz firme e um leve sorriso. Cercada pelos filhos Caetano, Mitsi, Daisy, Sandra e Suzana, ela vira-se para o primogênito e o apresenta: "Este é o meu mais velho, está com 82 anos". Os 100 anos foram completados no dia anterior, 23 de setembro. Em homenagem à primavera, seus pais a batizaram Flora, ela conta. Não há muito tempo para conversa. Sua mesa estava concorrida.
Os 100 anos de Dona Flora 2
Os salões da elegante Casa de Festas do Graciosa Country Club, onde ocorreu o concorrido almoço em sua homenagem, no último sábado, estavam elegantes e sobriamente decorados. Aparelhos de tevê espalhados pelas paredes mostravam imagens da aniversariante em diferentes momentos da vida, muitas delas ao lado do marido, o ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto, e de personalidades como os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
Os 100 anos de Dona Flora 3
Quando a banda toca o hit de Roberto Carlos Eu quero ter um milhão de amigos, momentos antes do parabéns, ela se levanta da cadeira sem maiores dificuldades e requebra movimentando os braços até que chega o bolo com o número 100 em forma de velinhas brancas.
Os 100 anos de Dona Flora 4
Casado com Renata de Almeida Magalhães, neta de Dona Flora, o cineasta Cacá Diegues contou à coluna que seu próximo filme é sobre o Grande Circo Místico, obra de Chico Buarque e Edu Lobo que foi montada pela companhia de balé do Teatro Guaíra. Mas ressalta que o longa não será sobre a montagem paranaense. Ele pretende trabalhar em cima do poema original de Jorge de Lima, musicado pela dupla Chico/Edu. As filmagens começam no ano que vem com Lázaro Ramos à frente do elenco, ainda indefinido.
Os 100 anos de Dona Flora 5
Outro convidado vindo do Rio de Janeiro é o renomado arquiteto Sérgio Rodrigues, que participou da equipe que projetou o Centro Cívico, a Praça dos Três Poderes de Curitiba, no governo Bento Munhoz da Rocha Neto. Rodrigues é casado com uma sobrinha de Dona Flora. Sua sogra, irmã da ex-primeira-dama, que vive no Rio, está com 110 anos, provando que a família é longeva.
Os 100 anos de Tio Tamoio
Também no sábado, outro paranaense ilustre comemorou seu centenário de nascimento: Tamoio Vilhena de Andrade Vieira, tio-avô da primeira-dama Fernanda Richa. O encontro foi no restaurante Madalosso.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad