Dona Flora Camargo Munhoz da Rocha com os filhos Caetano, Sandra, Mitsi, Suzana e Daisy (em pé, da esq. para a dir.) e a nora Gilda (sentada)| Foto: Mauro Campos

Zapeando

• A Academia Paranaense de Letras comemora hoje seus 75 anos de fundação, a partir das 18 h, no auditório Brasílio Itiberê da Secretaria da Cultura, com exposição de vários acadêmicos que discorrerão sobre o tema "Paraná, uma História e seus Atores".

• A economista Mônica Araújo, da Corretora Ativa, dá palestra hoje sobre o cenário para investimentos na crise, a convite do escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados, a partir das 19 h, no auditório do edifício Curitiba Trade Center.

CARREGANDO :)
O ex-governador Jayme Canet Junior foi um dos primeiros a cumprimentar a aniversariante
Renata de Almeida Magalhães (à esq.), neta da aniversariante, Cacá Diegues e Julia São Paulo
CARREGANDO :)

"Como é fazer 100 anos?", pergunta o colunista ao cumprimentar a ex-primeira-dama do Paraná Flora Camargo Munhoz da Rocha. "Normal", responde ela, com voz firme e um leve sorriso. Cercada pelos filhos Caetano, Mitsi, Daisy, Sandra e Suzana, ela vira-se para o primogênito e o apresenta: "Este é o meu mais velho, está com 82 anos". Os 100 anos foram completados no dia anterior, 23 de setembro. Em homenagem à primavera, seus pais a batizaram Flora, ela conta. Não há muito tempo para conversa. Sua mesa estava concorrida.

Os 100 anos de Dona Flora 2

Publicidade

Os salões da elegante Casa de Festas do Graciosa Country Club, onde ocorreu o concorrido almoço em sua homenagem, no último sábado, estavam elegantes e sobriamente decorados. Aparelhos de tevê espalhados pelas paredes mostravam imagens da aniversariante em diferentes momentos da vida, muitas delas ao lado do marido, o ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto, e de personalidades como os ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Os 100 anos de Dona Flora 3

Quando a banda toca o hit de Roberto Carlos Eu quero ter um milhão de amigos, momentos antes do parabéns, ela se levanta da cadeira sem maiores dificuldades e requebra movimentando os braços até que chega o bolo com o número 100 em forma de velinhas brancas.

Os 100 anos de Dona Flora 4

Casado com Renata de Almeida Magalhães, neta de Dona Flora, o cineasta Cacá Diegues contou à coluna que seu próximo filme é sobre o Grande Circo Místico, obra de Chico Buarque e Edu Lobo que foi montada pela companhia de balé do Teatro Guaíra. Mas ressalta que o longa não será sobre a montagem paranaense. Ele pretende trabalhar em cima do poema original de Jorge de Lima, musicado pela dupla Chico/Edu. As filmagens começam no ano que vem com Lázaro Ramos à frente do elenco, ainda indefinido.

Publicidade

Os 100 anos de Dona Flora 5

Outro convidado vindo do Rio de Janeiro é o renomado arquiteto Sérgio Rodrigues, que participou da equipe que projetou o Centro Cívico, a Praça dos Três Poderes de Curitiba, no governo Bento Munhoz da Rocha Neto. Rodrigues é casado com uma sobrinha de Dona Flora. Sua sogra, irmã da ex-primeira-dama, que vive no Rio, está com 110 anos, provando que a família é longeva.

Os 100 anos de Tio Tamoio

Também no sábado, outro paranaense ilustre comemorou seu centenário de nascimento: Tamoio Vilhena de Andrade Vieira, tio-avô da primeira-dama Fernanda Richa. O encontro foi no restaurante Madalosso.