Não são somente os vereadores de Curitiba que estão em campanha à reeleição. Os servidores da Casa também. Mas para elevar a autoestima, abalada com as sucessivas denúncias contra o Legislativo municipal. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicâmara, o sindicato da categoria, criado em abril deste ano, o grau de satisfação dos funcionários vai de médio a baixo ou de mal a pior.
Para que servimos? 2
Eles reclamam da falta de programas de motivação e dizem que há descaso no trato com a carreira. Burocracia, falta de transparência e problemas de estrutura física também foram citados pela pesquisa, segundo a presidente do sindicato, Magali Antunes. De acordo com ela, há cerca de 350 efetivos na Casa. O inchaço de pessoal, diz ela, se deve aos cargos comissionados.
O projeto de redução de servidores está em análise pela Câmara.
Torre de Babel
A Junta Comercial do Paraná realiza hoje a cerimônia de juramento e credenciamento dos 186 novos tradutores e intérpretes oficiais, às 14h30, no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Beto Richa. Entre os nove idiomas contemplados estão grego, russo e japonês. No ano que vem a JCP pretende abrir concurso para línguas como coreano, sérvio e sueco.
Doutor candidato
O jornalista Jaques Brand, candidato a vereador pelo Psol, achou tempo para defender tese de doutorado em História Social, nesta segunda-feira, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Aprovado com louvor e com direito a aplausos da banca, de pé, ao fim da sessão. O tema da tese foi "Revolta e viés na historiografia de D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666)".
Já de volta a Curitiba, ele retoma a campanha, que tem como mote a ciclomobilidade.
Asas e uma perna quebrada
Carnes de aves exóticas vão para a panela nesta terça-feira no restaurante Terra Madre, num jantar com menu degustação assinado a seis mãos por Ivan Lopes, chef da casa, seu irmão Ivo Lopes e Lenin Palhano, do C La Vie. Mas quem vai pilotar o fogão são apenas Ivan e Lenin porque Ivo sofreu um acidente de moto semana passada, em São Paulo, e quebrou a perna.
Galinha dAngola, faisão e codorna, além de foie gras, integram o cardápio.
Combustível cultural
O longa-metragem infantil de animação Rio, de Carlos Saldanha, é a atração da 13ª edição do Cinema BR em Movimento, projeto social de difusão do cinema brasileiro realizado pela Transpetro (Petrobras Transporte S.A.), subsidiária da Petrobras. As sessões, para crianças e adolescentes de escolas públicas, ocorrerão hoje e amanhã em Morretes, em escolas comunitárias, e na quinta-feira em Curitiba, na Escola Amazonas.
Maior circuito de exibição não comercial da América Latina, o Cinema BR em Movimento vem percorrendo o país desde maio com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema nacional e formar plateias.
Colaborou: Bia Moraes