No meio da semana, as atenções se voltaram para o Hospital de Clínicas, com a inauguração das novas instalações do Serviço de Quimioterapia de Alto Risco do HC. A ala, no 10.º andar, foi totalmente reformada graças a uma parceria entre o Núcleo Paranaense de Decoração e a Associação Alírio Pfiffer. Um andar abaixo, porém, a situação é crítica.
Patinho feio 2
Lá funciona outro serviço fundamental prestado pelo HC, o Setor de Cirurgia Plástica Reparadora, chefiado pelo experiente cirurgião Gilvani Azor Oliveira e Cruz, coordenador do curso de pós-graduação da especialidade na UFPR. A quatro anos e meio da aposenta-doria compulsória por idade, ele se diz "desacorçoado" com a crônica falta de pessoal e de condições ideais para tocar o setor, o que o impede de usar os 11 leitos próprios por falta de uma equipe de enfermagem e o obriga a distribuir seus pacientes todos do SUS por outros andares do imenso HC.
Entre as 60 cirurgias feitas mensalmente pela equipe liderada por Cruz estão reconstrução da face e de mama.
Ongs na mira
Enquanto no Senado ainda se discute a instalação de uma CPI para investigar a liberação de recursos públicos às ONGs , a Câmara Federal decidiu colocar o tema em pauta. Na próxima quarta-feira, o advogado Gustavo Justino de Oliveira, presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-PR, faz palestra sobre o controle e fiscalização das ONGs no Brasil, a convite do deputado Gustavo Fruet (PSDB). Hoje existem no Brasil cerca de 280 mil organizações não- governamentais.
Sr. Mãos de tesoura
Enquanto a imagem dos políticos brasileiros desce ladeira abaixo, pelo menos um paranaense anda na contramão, na Câmara Federal. Ao fazer um balanço de seus primeiros cem dias de gestão, nesta semana, o paranaense Osmar Serraglio (PMDB), primeiro secretário da Casa, mostrou que está com a tesoura afiada. Conseguiu reduzir em 80% os custos com ligações de celular realizadas pelos parlamentares e cortou em 30% os gastos com energia no prédio.
Ex-relator da CPI dos Correios, Serraglio também está criando sites para cada deputado, contendo discursos, projetos, emendas e até os nomes de funcionários dos gabinetes.
Mágico de OZ ao vivo
A história de Dorothy, que encanta crianças do mundo todo há décadas, será encenada pela primeira vez em Curitiba. As empresas Seven Shows e Prime estão trazendo o musical "O Mágico de Oz", cuja montagem brasileira é assinada pelo diretor Billy Bond, também produtor dos grandes musicais da Broadway em língua portuguesa. O espetáculo, que estreou em 2003, atraiu mais de 1,4 milhão de espectadores na turnê pelo Brasil e América do Sul.
As apresentações acontecem de 14 a 17 de junho no Guairão.
E não é piada
O programa Revista RPC vai exibir hoje no quadro "Casos e Causos da Nossa Gente" o episódio "Cinema Sincronizado", que conta a história do português Álvaro David, dono do Cine Paraíso, que no anos 1920 sonorizava filmes com sua família em Paranaguá. A história baseia-se na crônica de Zé do Itiberê e as gravações foram feitas no museu do Instituto Histórico e Geográfico, no Teatro da Ordem e na Estação Ferroviária de Paranaguá. A produção é da Realiza Vídeo.