Comerciantes de vinhos de Curitiba estão organizando uma passeata, no dia 9 de maio, caso o governo do estado descumpra o prazo solicitado para rever o que consideram aumento abusivo dos impostos sobre a venda da bebida. O prazo,que expira no próximo sábado, foi acertado na audiência pública do último dia 12, na Assembleia Legislativa, a pedido de deputados governistas, entre eles o líder do governo, Luiz Claudio Romanelli. “Infelizmente a indecisão toma conta do Palácio Iguaçu, pois essa pauta está sendo levada até os responsáveis desde janeiro de 2016 e há quatro meses não se consegue chegar a uma resposta”, diz o empresário Pedro Corrêa de Oliveira, da importadora Porto a Porto.
Faça o que eu digo... 1
Ontem, na comissão do impeachment do Senado, o senador Humberto Costa (PT) criticava o vice-presidente Michel Temer por já estar articulando a formação de seu governo, sem esperar o julgamento de Dilma Rousseff ou até mesmo diante da eventualidade de a tese do afastamento vir a ser derrotada. Para Costa, tal atitude configura um desrespeito de Temer ao devido processo legal. Ok, mas quando era oposição e discordava das políticas adotadas pelo Planalto (o que era praxe, aliás), o PT lançou mão do que chamou de governo paralelo, inclusive com a nomeação de “ministros”, ignorando a vontade popular de então, hoje tão destacada pela retórica petista na tentativa de caracterizar o impeachment como golpe.
Faça o que eu digo... 2
Difícil entender a atual ojeriza dos petistas a Temer, a quem acusam de não ter votos como Dilma. Ora, Temer não virou vice na chapa da presidente por acaso nem lhe foi imposto. Ele foi aprovado pela cúpula petista, com as bênçãos de Lula, e seu nome sacramentado como representante do PMDB e de sua força eleitoral. Em política, alianças são pactos estratégicos para vencer o adversário de ocasião. Quando se reelegeu em 2014, Dilma agradeceu à parceria com seu vice e seu partido, dividindo com ambos a vitória. Ou seja, na bonança o vice era um e na tempestade, semeada pelo próprio governo, passou a ser outro, golpista e sem voto.
Noves fora
Teve final feliz o embate entre comerciantes do setor de gastronomia do Mercado Municipal e a prefeitura. O decreto da Secretaria Municipal do Abastecimento, que prevê novo cálculo de rateio das despesas com limpeza e segurança do local, entre outras, acabou aprovado por unanimidade na assembleia realizada na tarde de terça-feira. O secretário Marcelo Munareto comemorou. Para ele, os novos critérios fazem justiça aos comerciantes.
Impressora de vida
O uso da impressão 3D na medicina ganha vez mais espaço, ainda bem. Ontem, a clínica Quanta apresentou o protótipo de um coração tridimensional. Hoje, é a vez do Instituto de Neurologia de Curitiba apresentar biomodelos de aneurismas cerebrais criados pela empresa paulista BioArchitects – a mesma do coração. A apresentação será feita pelo neurocirurgião André Giacomelli Leal no auditório do INC, das 18 às 21 horas.
- As irmãs Tatiane e Ana Paula Puppi lançam hoje a coleção Outono-Inverno de sua marca feminina Naaz, com coquetel a partir das 17 h, na Avenida Manoel Ribas, 805.
- O Projeto Memórias Paraná promove hoje coquetel de lançamento do DVD com os depoimentos do casal Maria Inês e Luiz Carlos Borges da Silveira, às 19 h, no Salão Cid do Clube Curitibano.
- O casal de empresários Sonia e Wilson Elias, da Ton Sur Ton, promove coquetel de abertura da 10ª edição da Casa de Ideias, às 20 h.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode