A tragédia que aconteceu ontem no centro de Curitiba, envolvendo um ônibus Ligeirinho, prova que estava mais do que na hora. Na próxima quarta, às 16h30, será inaugurado o primeiro heliponto em um hospital público do estado, que vai funcionar 24 horas. O escolhido é o Hospital do Trabalhador de Curitiba, no bairro Portão. O heliponto terá um serviço interno hidráulico para receber o paciente direto no setor onde ele deverá ser atendido. O governador Orlando Pessuti deve chegar de helicóptero para inaugurar a novidade.
O PS do trauma no Hospital do Trabalhador funciona há cerca de 12 anos e absorve grande parte das ocorrências da Grande Curitiba.
Ponto para a vida 2
Ontem de manhã estava sendo realizado o primeiro treinamento da equipe de resgate aéreo quando ocorreu o acidente na Praça Tiradentes. Um dos dois helicópteros mobilizados para o socorro às vítimas estava participando da simulação. Os feridos foram levados para outros prontos-socorros que dispõem de helipontos em bases no solo, como os hospitais Cajuru e Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. O projeto do heliponto foi desenvolvido por cerca de dois anos com recursos do próprio hospital.
O mentor da iniciativa é o diretor-geral do HT, Geci Labres de Souza Junior.
Céu na torcida
O Banco Itaú, patrocinador oficial da Seleção Brasileira de Futebol, vai iluminar de verde e amarelo o céu de sete capitais do país a partir de hoje. Ao todo, 140 pontos em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte ganharão as cores nacionais. Aqui, o ponto escolhido foi o Edifício Itália, no centro. No Rio, o Pão de Açúcar e em São Paulo o Conjunto Nacional. A curadoria da ação é do designer Marcello Dantas.
O Shopping Curitiba também iluminou a fachada do prédio histórico da Rua Brigadeiro Franco com as cores verde e amarela.
Cinquentão
O empresário Ricardo Tacla comemora 50 anos com uma festa logo mais, às 20h30, no Graciosa Country Club. Uma urna estará à disposição dos convidados na entrada do salão para aqueles que quiserem fazer uma contribuição para o Instituto Paranaense de Cegos. O aniversariante, demonstrando grande visão solidária, abriu mão dos presentes para ajudar os que não enxergam.
A dupla Dado Dantas e Ilse Lambach assina a decoração da festa.
Check-in cultural
A rede Slaviero de Hotéis fechou uma parceria com a Bienal de São Paulo na condição de apoiador oficial do evento. Todos os curadores e artistas estrangeiros da Bienal, que ocorre de setembro a dezembro na Oca do Ibirapuera, vão poder se hospedar no Slaviero Jardins.
* * * * *
Zapeando
1 - A exposição fotográfica "Isso é Brasil" será aberta às 18 h, na Galeria Gourmet do ParkShoppingBarigüi. A mostra, com curadoria da Coolture Club e produção de Victor Sálvaro, homenageia a participação do Brasil na Copa do Mundo.
2 - O economista Juarez Varallo Pont lança hoje, a partir das 17 h, no TRT-PR (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Centro), a 13ª edição de seu livro Cálculos Judiciais Trabalhistas (Teoria e Prática), da editora curitibana Rosea Nigra.
3 - O ator e diretor Paulo Betti recebe o Troféu Tropeiro dos organizadores do Festival da Lapa, às 19 h, no Cine Imperial.
4 - O alpinista americano Daniel Woods, de 21 anos, faz sessão de autógrafos na loja Território do Shopping Palladium (Piso L2), das 19 h às 20h30.
5 - Gilberto Strunck, sócio-diretor da DIA Comunicação de Marketing e um dos mais importantes nomes do design brasileiro, ministra a palestra "Como montar e gerenciar um estúdio de design?", às 19h30, na Lemon Escola de Comunicação (Rua Fernando Amaro, Alto da XV).
6 - Começa hoje, e vai até domingo, a tradicional festa de Santo Antônio no Salão Paroquial da Igreja do Bom Jesus. Parte da renda será destinada para a Pia União de Santo Antônio, mantenedora do Lar Antonia, que abriga crianças recém-nascidas órfãs ou em situação de risco.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura