O deputado federal Fernando Francischini (PSDB) vai hoje à Associação Comercial do Paraná para anunciar o início da fiscalização nos contratos de concessões de rodovias no Brasil pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal. O trabalho, determinado pela Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 23/2011, da qual ele é relator, analisará o cumprimento das cláusulas dos contratos, o cronograma de desembolso de investimentos, o reajuste das tarifas e o possível superfaturamento por parte das concessionárias. Prato do dia 2
Francischini diz que a fiscalização tomará por base o relatório da agência Austin Rating que aponta o pedágio como uma das atividades mais rentáveis do Brasil. Segundo o deputado paranaense, o objetivo final é avaliar se o Tribunal de Contas da União (TCU) deve influir no estabelecimento do preço das tarifas, considerando o equilíbrio financeiro dos contratos. Francischini será recebido pela diretoria e associados da ACP, às 12 horas, para uma reunião-almoço.
Em encontro realizado na última terça-feira entre representantes de várias entidades, ficou decidido que a ACP coordenará o grupo de trabalho que vai acompanhar a questão do pedágio no estado.
Conhecimento é tudo
O consultor de educação Arthur Pereira e Oliveira Filho e o engenheiro e professor Ruy Santana lançam hoje, em Curitiba, o seminário "O Universo do Conhecimento", no Instituto Ermínia SantAna, no bairro Seminário. O evento será realizado na segunda quinzena de agosto com uma ampla grade composta por uma série de disciplinas. Segundo Arthur, fundador e diretor do Centro de Educação Avançada do Rio de Janeiro, a ideia é realizar várias edições do seminário.
Arthur Pereira foi o responsável pelos seminários para o magistério da rede pública do Paraná realizados em Faxinal do Céu entre 1995 e 1998.
Ciberman 1
Olha só que notícia bacana: o Paraná está dando aula para o Brasil em matéria de crimes cibernéticos. A convite da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, o delegado Demetrius Gonzaga de Oliveira, titular do Núcleo de Combate aos Ciber Crimes (Nuciber), da Polícia Civil do Paraná, deu uma palestra aos seus membros na quarta-feira, em Brasília. Ele foi alertar os deputados sobre as lacunas existentes na legislação brasileira que trata do assunto.
Ciberman 2
Oliveira, titular do Nuciber desde sua criação, em novembro de 2005, diz que o Paraná tem sido procurado por outros estados para repassar sua experiência na matéria. O Núcleo foi o primeiro do Brasil. O delegado, que é mestrando em Informática pela PUCPR, foi convidado para voltar a Brasília em agosto para participar de um seminário sobre o assunto na Câmara Federal.
* * * * *
Zapeando
- A marca de calçados Maz inaugura hoje, às 17 h, sua primeira loja na Região Sul, no Shopping Palladium. A marca possui lojas no Rio de Janeiro, São Paulo e no exterior, Barcelona, Roma e Miami, entre outras grandes cidades.
- Autor de O Pequeno Livro dos Beatles, que conta a história da banda inglesa em formato de história em quadrinhos, o cartunista francês Hervé Bourhis realiza sessão de autógrafos e bate-papo com o público hoje, às 18h30, na Fnac Curitiba.
- O cantor, compositor e violinista Emmerson Nogueira lança o CD e DVD "Emmerson Nogueira Ao Vivo Vol. 2", hoje, às 21h15, no Teatro Positivo Grande Auditório, com repertório composto por sucessos dos anos 70 e 80.
- O pianista, arranjador e compositor José Roberto Bertrami, da banda Azimuth, faz show hoje no Slaviero Full Jazz Bar e Restaurante, a partir das 22h30, no qual apresentará sucessos dos seus 40 anos de carreira e músicas do novo disco solo "Aventura", indicado ao Grammy Latino 2010.
- A ABRH-PR completa 45 anos de fundação nesta sexta-feira. A data será comemorada em outubro junto com a solenidade de premiação dos ganhadores do Prêmio Ser Humano Luiz Hamilton Berton/2011, em Curitiba. As inscrições ao prêmio vão até 19 de agosto.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia