A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) promove no próximo 20, em Curitiba, um encontro regional com empresários do setor, que vêm discutir questões como segurança e gestão de crise. O Paraná, hoje com 27 shoppings, dos quais 12 estão na capital, ocupa o quinto lugar em número de empreendimentos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, virá para o evento, que será realizado no Hotel Crowne Plaza.
Em 2012, o estado ganhará mais três centros comerciais: o Pátio Batel, em Curitiba; o Shopping Londrina Norte e o Boulevard Londrina Shopping.
Ginásio genérico
O novo ginásio de esportes da UFPR, no Centro Politécnico, será quase uma réplica do da Universidade Positivo. Mais. O projeto, assinado pelo arquiteto Manoel Coelho, que projetou o ginásio positivista, foi doado pelo presidente do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, a pedido do reitor da Federal, Zaki Akel Sobrinho.
O pacote, cujo valor oscila entre R$ 600 mil e R$ 1 milhão, inclui a doação dos projetos complementares, inclusive a sondagem do terreno para o cálculo estrutural adequado. Akel disse à coluna que agora vai atrás dos prometidos recursos pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, para iniciar a construção da obra.
Mi nombre es Carlos
O empresário Carlos Amastha é pré-candidato a prefeito de Palmas, no Tocantins, pelo PP. Natural da Colômbia, ele tem residência oficial em Curitiba, na Avenida Silva Jardim, na Água Verde, mas transferiu seu domicílio eleitoral para a capital tocantinense, onde tem o shopping Capim Dourado. No dia 5 de novembro, seu filho Carlos Guilherme se casa em Cartagena com Raquel Mortatti. A festa reunirá convidados de várias partes do Brasil, principalmente de Curitiba, e da Colômbia.
Capilaridade
A Caterpillar Brasil inaugura no próximo dia 18 sua nova unidade industrial, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. A cerimônia contará com a presença do presidente da empresa, Luiz Carlos Calil, e o governador Beto Richa, além de outras autoridades.
Arcada tributária
O que fazia a vereadora Renata Bueno, que é advogada, num congresso de dentistas? Ela foi uma das palestrantes, junto com sua sócia, Thaissa Taques, no 11.º Congresso Internacional de Odontologia do Paraná, realizado quinta-feira no Expo Unimed Curitiba. O tema foi a possibilidade de redução tributária nas clínicas odontológicas. Segundo elas, as chamadas sociedades uniprofissionais, que não tenham cunho empresarial, podem reduzir sua carga tributária de 16,33% para 5,93%, além de pedir a restituição dos valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos.