Depois de três anos de negociações, acaba de ser concretizada a compra do acervo do escultor paranaense João Turin pelo empresário curitibano Samuel Ferrari Lago. O conjunto é composto por obras, moedas e documentos. Segundo Lago, ao morrer Turin deixou a maioria das obras inacabada, isso é, não chegou a fundi-las em metal, o que ele pretende fazer agora. Entre esculturas e moldes, o acervo reúne cerca de 350 peças.
Sob nova direção 2
O empresário, que não revela quanto pagou pelo acervo, diz que a intenção é disponibilizá-lo para museus e galerias. Mas não esconde que seu objetivo também é comercializar os "novos originais", como ele chama as obras de Turin que ainda não foram fundidas. Lago disse que assumiu um compromisso com a Secretaria da Cultura do Paraná, que mantém o museu Casa João Turin, em Curitiba. Para cada novo original produzido, ele doará uma réplica para o acervo público.
Memórias do cárcere
Será lançada ainda neste mês a biografia do empresário Valmor Weiss, intitulada O prisioneiro da cela 310. Escrito pelo jornalista Milton Ivan Heller, o livro narra a infância de Valmor, a carreira militar, o período em que foi preso após o golpe de 1964 e sua posterior trajetória no setor de transportes, até tornar-se proprietário de um dos mais bem-sucedidos grupos empresariais do Paraná. O lançamento, que leva o selo do Instituto Memória, se dará em dois momentos distintos: dia 21 de novembro, durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, promovida pela OAB, e no dia 29, no Palacete dos Leões.
Sangue velho e bom
O Sindicato dos Jornalistas do Paraná vai comemorar seus 65 anos com um festerê no próximo sábado, na Sociedade Ucraniana. Mas o grande homenageado da noite será o jornalista e poeta Nilson Monteiro, um paulista de Presidente Bernardes, mas de alma um autêntico pé-vermelho de Londrina, pelos seus 60 anos completados no último 26 de outubro, assim como os seu 40 anos de profissão, também completados em outubro. A festa, que inclui o baile anual da categoria, prevê também a entrega aos vencedores do 6.º Prêmio Sangue Bom de Jornalismo.
Agenda eletrônica
Depois de tocar no Rock In Rio deste ano, o trio curitibano de música eletrônica Life is a Loop formado pelos curitibanos Rodrigo Paciornik e Leozinho Arlant e pelo gaúcho Fabrício Peçanha foi convidado para se apresentar nas duas edições europeias do evento, em 2012: em Lisboa, no final de maio, e em Madri, no começo de junho. Antes, eles farão outros três shows também fora do país: em Los Angeles, Las Vegas e na Cidade do México, em março.