![O gaúcho José Luiz Benício, que ilustrou centenas de cartazes de cinema nos anos 1970, lotou a plateia do Cine Guarani em sua palestra e foi tema de uma das 13 exposições montadas no Museu Municipal de Arte durante a Bienal de Quadrinhos, que encerrou ontem com recorde de público. | Flavio Rocha](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/09/7b456665c5b841e86d990fff70d1bb3f-full.jpg)
Domenico de Masi, o sociólogo italiano famoso pelo livro O Ócio Criativo, acaba de confirmar presença no I Congresso Internacional de Felicidade, que será realizado nos dias 19 e 20 de novembro na Ópera de Arame. Além dele, a psicóloga e antropóloga norte-americana Susan Andrews, autora de O Stress a Seu Favor, também confirmou participação no evento. Eles se unem a estrelas do mundo da ciência e da espiritualidade, como Amit Goswami e Sri Prem Baba.
Terror sob demanda 1
O cinema nacional não se limita a comédias com atores conhecidos e forte apelo popular. Obras sobre a história do país, com viés político, biografias e dramas têm atraído cada vez mais audiência - e o terror moderno é um gênero que também tem público cativo. Quatro cultuados filmes de terror do catálogo da Moro Filmes - distribuidora de Diana Moro, sediada em Curitiba - acabam de entrar no serviço de vídeo sob demanda, o VOD - video on demand.
Terror sob demanda 2
Os títulos As Fábulas Negras, Nervo Craniano Zero, Mar Negro e Morgue Story estão disponíveis para compra ou aluguel pelo iTunes, Google Play, Net Now e Vimeo On Demand, O diretor curitibano Paulo Biscaia Filho assina Nervo Craniano e Morgue Story, enquanto Mar Negro e As Fábulas são de Rodrigo Aragão. Este último reúne também outros três realizadores do terror nacional, que dirigem histórias de personagens do imaginário popular brasileiro em clima macabro - entre eles, José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão, que assina a direção de O Saci.
Aplausos e vaias
Por falar em cinema nacional, virou tradição o grito de “Fora Temer” ao final das sessões do filme Aquarius, que tem Sonia Braga como protagonista. Enquanto sobem os créditos, a plateia rompe em aplausos, após a impactante cena final - e a vaia contra o atual presidente ecoa pela sala de cinema. Foi assim na estreia, em agosto, no Festival de Gramado - e o protesto tem continuado em várias cidades brasileiras, Curitiba incluída.
Mais vôlei em Curitiba
Com o sucesso de público do amistoso realizado entre Brasil e Portugal, fontes ligadas à Confederação Brasileira de Voleibol já dão como certa a realização de jogos pela Liga Mundial em Curitiba, na Arena do Atlético Paranaense, em 2017. Partidas da equipe feminina também estariam nos planos da CBV.