• Carregando...
A artista plástica Guita Soifer (ao centro) mostra sua obra exposta na Bienal Internacional de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, à ministra da Cultura do Paraguai, Mabel Causarano, que esteve em Curitiba na sexta-feira. Com elas na foto, o secretário da Cultura do Paraná, João Luiz Fiani. | Kraw Penas
A artista plástica Guita Soifer (ao centro) mostra sua obra exposta na Bienal Internacional de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, à ministra da Cultura do Paraguai, Mabel Causarano, que esteve em Curitiba na sexta-feira. Com elas na foto, o secretário da Cultura do Paraná, João Luiz Fiani.| Foto: Kraw Penas

O combate à corrupção deu o tom aos oradores na posse do novo presidente do TRE-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, e do vice, Adalberto Xisto Pereira, na última sexta-feira. O presidente que saía, Jocimar Novochadlo, iniciou os discursos e revelou desencanto com o quadro atual que paralisa o país. José Augusto Araújo de Noronha, recém-empossado na direção da OAB-PR, prosseguiu na tecla ao condenar o caixa 2 . Disse que com as novas regras eleitorais, a entidade vai colocar as suas 47 subseções no estado para fiscalizar – e denunciar, se for o caso – o processo eleitoral, diante da alta classe política do estado que compunha a mesa de autoridades e da plateia, formada por advogados, magistrados e familiares dos empossados.

Toga-justa 2

O procurador eleitoral Alessandro José Fernandes de Oliveira engatou um pedido de apoio para os dez pontos que o Ministério Público Federal deseja levar ao Congresso Nacional, num plano anticorrupção, que conta com mais de 1,3 milhão de assinaturas. Mas a surpresa da noite foi o discurso do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Antonio Dias Toffoli, também ministro do STF, que prestigiava a posse. Após os elogios à antiga e à nova diretorias e ao TRE-PR, considerado o mais eficiente do país, Toffoli deu sequência ao tema.

Toga-justa 3

Em 40 minutos de fala, o presidente do TSE tentou justificar a epidemia de corrupção que assola o Brasil dizendo que “isso faz parte do jogo democrático” e que nos regimes totalitários o problema nem sequer é discutido. Foi além, ao afirmar que desvios de dinheiro público ocorrem no mundo todo e citou casos na França e na Alemanha, onde, segundo disse, ao serem flagrados, corruptos praticaram o suicídio. Neste momento a plateia se manifestou com uma gargalhada, interpretada como se os nossos corruptos resolvessem fazer o mesmo iria faltar caixão.

Último a falar, o desembargador Luiz Fernando Keppen livrou-se da saia-justa, ou melhor, da toga-justa. Citando os avanços da Justiça Eleitoral, entre os quais os combates à fraude e aos abusos econômicos, assumiu o compromisso com os valores democráticos.

Renato Adur (à dir.), um dos sócios da Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais, recebeu convidados no fim de semana para a segunda vindima, festa da colheita da safra de uvas. Entre os participantes estavam o presidente do supermercado Festval, Carlos Beal (de boné), e o tabelião João Lazzarotto, irmão do artista Poty Lazzarotto, que dá nome ao espumante da vinícola. Fotos: Rodrigo Felix Leal
Zapeando
  • O Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo realiza hoje, às 8 h, café da manhã na Emater para debater as tendências do setor no Brasil e no mundo por ocasião da edição especial pelos dez anos da Expedição Safra.
  • A jornalista Claudia Moreira dará o curso “A arte de escrever livros: como transformar suas viagens ou experiências em livros”, a partir da próxima quarta-feira (17), no Solar do Rosário. Serão quatro aulas no total, sempre às quartas.
  • Tempo é saúde

    O Hospital Santa Cruz lança nesta semana seu novo serviço, o FastER Pronto-Atendimento 24 horas. O sistema utiliza evidências científicas na área de emergência para fazer a triagem dos pacientes que chegam ao hospital, reduzindo o tempo médio de espera.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]