Os 50 anos do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), comemorados ontem, na sede do órgão, no Juvevê, reuniu, pela primeira vez, a grande maioria de seus ex-presidentes. Quem lembrou o fato à coluna foi o economista Alberto Paranhos, que ocupou a presidência temporariamente na transição da administração Saul Raiz para Jaime Lerner. Do grupo, dois são falecidos, Rafael Dely e Adhail Sprenger Passos. O ex-prefeito Cassio Taniguchi e Jahyr Leal – primeiro presidente – não compareceram por motivo de viagem.
O ex-ministro e ex-deputado federal Reinhold Stephanes, primeiro assessor da presidência da Appuc, que antecedeu o Ippuc, em 1965, também estava lá.
Ao pai do Ippuc
A festa, organizada pela Avanti Eventos, começou ao som da Orquestra à Base de Cordas de Curitiba, que executou, entre outras músicas, o hino de Curitiba, As Mocinhas da Cidade, e os hinos de Atlético e Coritiba. O primeiro homenageado da noite foi o ex-prefeito Ivo Arzua Pereira, já falecido, criador do Ippuc.
Lerner reverencia seus gurus
O ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner, também ex-presidente do Ippuc, fez questão de citar três pessoas que integraram sua equipe: a engenheira Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, mais conhecida como Franchete Rischibieter, já falecida, e os arquitetos Jorge Wilheim e Rafael Dely. “Graças a eles pudemos contribuir com alguma coisa”.
Afago na vice
Último a falar, o prefeito Gustavo Fruet começou dizendo que o evento era um encontro de gerações que fez a grandeza de Curitiba para afirmar em seguida: “Não imaginava assumir (a prefeitura) na pior crise da história”. Fruet disse que a cidade mudou de escala nesses 50 anos e que o desafio hoje não é ganhar eleição, mas governar com dívida e Lei de Responsabilidade Fiscal. E elogiou a vice Mirian Gonçalves no dia em que o PT foi instado a entregar os cargos que ocupa na administração municipal pelo anunciado rompimento da aliança com o PDT que elegeu Fruet. “Nossa relação é muito maior que qualquer relação político-partidária. A Mirian sempre foi firme”, disse.
Zapeando
Os impactos da nova Lei Anticorrupção serão debatidos hoje no café da manhã na sede da Deloitte, às 8h30, no Batel.
Frei Betto será um dos palestrantes do Congresso Franciscano que será aberto hoje, às 9 h, no Teatro Bom Jesus.
A Ideatto Móveis lança hoje, com coquetel a partir das 19 h, sua primeira mostra de decoração composta por dez ambientes, na Avenida Manoel Ribas, 4.237, Santa Felicidade.
O restaurateur Raphael Zanette lança hoje, às 20 h, um festival gastronômico para comemorar os dez anos de seu Terra Madre Ristorante.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura