Será uma superprodução a festa de 15 anos de Carolina Vosgerau Gusi hoje no Castelo do Batel. Mesmo quem estiver passando pela Avenida Batel poderá ter uma ideia do evento devido à projeção de um vídeo nas paredes externas do castelo, igual ao que foi utilizado no aniversário de Curitiba, quando as paredes do Paço Municipal viraram telas gigantes. Personagens vestidos ao estilo Luiz XV anunciarão a chegada de cada convidado. O conceito da festa é o das cortes francesas do Vale do Loire. Uma das atrações será a croissanterie, que terá plotagens e ambientação de uma autêntica casa de croissants de Paris.
A ambientação da festa é da dupla Dados Dantas e Ilse Lambach.
Ora, pois
Desde ontem, os portugueses que forem ao cinema em Portugal poderão fazer uma viagem virtual ao Brasil. Trata-se de uma campanha inédita da Embratur para divulgar os destinos brasileiros no exterior. O destino escolhido é Foz do Iguaçu. Por meio do vídeo on-line "Brasil 360º", um jogo instalado na sala de cinema, os espectadores poderão visitar alguns locais da terra das Cataratas usando os braços. Um sensor instalado na tela capta os movimentos e permite ao usuário se imaginar como se estivesse no local que está sendo mostrado.
A novidade estará disponível no shopping UCI El Corte Inglês, em Lisboa, até o dia 9 de novembro.
À la Indiana Jones
O designer de joias Rodrigo Alarcón embarca hoje para o Peru, onde vai visitar sítios arqueológicos de civilizações pré-incaicas no norte do país. No roteiro, estão as cidades de Chiclayo, Trujillo e Cajamarca. Nessa última ele vai participar do IV Encontro Espanoamericano de Plateros, que reunirá artistas joalheiros de 20 países. Desde hoje ele vai postar informações da viagem no blog "Rodrigo Jones e as tumbas reais de Sipán", uma paródia de Indiana Jones.
Juntando todas as línguas 1
Depois de 23 anos, a Junta Comercial do Paraná voltou a fazer concurso para o credenciamento de tradutores e intérpretes juramentados. O edital contempla 12 idiomas, entre os quais grego moderno, mandarim, russo e árabe. Os idiomas que tiveram maior número de inscritos são inglês (639) e espanhol (256). O que menos inscrições recebeu foi o grego, apenas três candidatos. O total de inscritos até ontem era de 1.204 pessoas.
Juntando todas as línguas 2
Segundo o presidente da Junta, Ardisson Akel, há uma demanda reprimida por esse tipo de profissional no estado. Ele cita como exemplos as línguas ucraniana e japonesa, ambas com apenas um tradutor/intérprete juramentado no Paraná. Akel diz que o concurso também dará suporte ao crescimento industrial do estado, que tem atraído muitas empresas estrangeiras. As provas ocorrem neste domingo no Núcleo de Concursos da UFPR, no Juvevê.
No ano que vem, a Junta Comercial lançará concurso para tradutores de sérvio, sueco, norueguês e turco.
Lupaluna rides again
A quarta edição do Lupaluna, maior festival de música do Paraná e um dos maiores do Brasil, contará novamente com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Coca-Cola (Spaipa). O sucesso da edição deste ano garantiu a renovação das cotas. Realizado pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), o Lupaluna, que ocorre em maio, no BioParque, em Curitiba, teve na última edição um público de mais de 45 mil pessoas nos dois dias do evento.
* * * * *
Zapeando
- A Pontifícia Universidade Católica do Paraná promove hoje sessão solene para a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao arcebispo emérito anglicano Desmond Tutu, às 9 h, no TUCA (Teatro da PUCPR).
- O motel Luna Blu, patrocinador da turnê "Duas Horas de Sucesso", de Zezé di Camargo & Luciano em Curitiba, fará sorteios de vouchers para suas suítes e champagnes para o público. A última apresentação é hoje, às 21 h, no Guairão.
- O comediante Marco Luque apresenta de hoje a domingo o show de stand-up Labutaria no Teatro Positivo Grande Auditório, com sessões às 21h15 (sexta e sábado) e às 20h15 no domingo. A produção é da Prime Eventos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura