Curitiba já teve a guerra do pente. E agora parece que vem aí a guerra do vinho. Nesta semana, restaurantes de luxo da cidade vão começar uma campanha contra o vinho “mais caro do Brasil”, com a colocação de faixas de protesto. Vamos fazer uma reunião com as entidades de classe e vamos organizar uma manifestação dos funcionários em frente ao Palácio Iguaçu”, diz o empresário e enólogo Luiz Groff, dono da In Vino Veritas. Os donos de restaurantes, de lojas e de importadoras de vinho estão em pé de guerra com o secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo Costa, por causa do aumento de 20% na alíquota decretado em janeiro.
Vinho nosso de cada dia 2
Luiz Groff disse ontem à coluna que depois de muita insistência e a pedido do governador Beto Richa, ele foi recebido no último dia 14 pelo secretário junto com representantes das importadoras e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR). Costa, segundo o empresário, alegou que o aumento era de apenas 14% e que “ninguém deixa de tomar vinho por tão pouco”. Prossegue Groff: “Nos inúmeros contatos que tivemos para reduzir a carga tributária do vinho importado, que hoje atinge 71% no Paraná (contra 34% em São Paulo), falei com um governador, uma vice-governadora, três secretários, três deputados, dois ex-secretários e três ex-diretores da Receita Estadual. Não encontrei ninguém que apoiasse o imposto”. Para ele, a receita da venda de vinhos é fundamental no equilíbrio dos custos dos restaurantes.
Wait me
A cantora americana de origem sueca Mapei, intérprete de Don’t Wait, que compôs a trilha sonora da novela A Regra do Jogo, será a atração da primeira edição da Hip Rock, festa que ocorre nesta quarta-feira no terceiro piso do Hard Rock Cafe Curitiba, a partir das 21h30. O evento está sendo realizado pela Loyalty Agency e Ópera Arte e os convites estão à venda no Disk Ingressos.