A imponência e realeza dos cavalos crioulos, que atraiam atenções de compradores e criadores no último sábado, na Cabanha São Rafael, em São Luiz do Purunã, somavam majestade e beleza com o espetáculo de arte que dominava aquele indescritível cenário. Naqueles limites, impactavam esculturas do paranaense João Turim, que evocavam grandes momentos da cenografia de Zeffirelli. Na tarde em que acontecia o 20º Remate Anual de Cavalos da Raça Crioula, pontuavam alto também as gigantescas esculturas de Luiz Gagliastri, como a Formiga e a Borboleta, com 4 metros de altura. Uma obra do artista está na mira do MoMA, em Nova York, em tempo de negociação. Ainda neste semestre, Gagliastri participa de mostra coletiva em Dubai, Emirados Árabes. No prestigiado coquetel, ganharam aplausos as delícias da chef Jaqueline Moraes, com temporadas de aperfeiçoamento gastronômico em Bali, Malásia, Tailândia e Paris, onde deteve-se com maior foco no Fauchon. Loas igualmente para Viviane Tabalipa, que assinou o décor floral e a ambientação. E “last but not least”, os elogios unânimes para Ilse Lambach, profissional que sempre se supera, perfeita na produção do evento. Em tempo: As inspiradas paisagens e cores de Celso Coppio, igualmente acrescentavam, com suas telas, nos espaços daquele concorrido encontro.
Roberto Soares: Marcas de um Gentleman
Roberto Soares partiu na semana deixando muitas saudades. Nascido no Rio, apaixonado por Curitiba, encantava com sua cordialidade, exemplar educação e um notável senso estético. Os convidados de seus jantares vibravam em serem eleitos para aqueles ágapes. Do cardápio à música, ao atendimento tudo beirava a perfeição. Sua magnífica sala, chamada de “proustiana”, arrebatava os premiados convivas, tal o espetáculo de beleza das peças raras que o anfitrião com maestria dispunha. Habitué daqueles parties, testemunhei o êxtase que aquela ambientação produzia em ministros, embaixatrizes, colunáveis, personagens amigos de muitas áreas. Numa de suas recepções, um enólogo da Chandon francesa, de tão empolgado com a beleza que o rodeava, fez questão de disparar centenas de flashes, clicando o mundo de Roberto Soares. De atitudes admiráveis, trazia impressionante background de vida e educação. Respeitável antiquário, deixou marcas também em sua passagem pelo Turismo, atuando como RP da TAP, no Rio, sucedendo Danuza Leão naquele posto. Das celebridades que atendeu, destacava duas pela generosidade e simplicidade, o rei Pelé e Roberto Carlos, este com freqüência convidava o staff daquele setor para os seus shows no Canecão. Às irmãs Maria Regina (Maninha) Soares Santos e Lucia Maria (Lucinha) Soares Mano, sobrinhos e demais familiares, o profundo pesar do colunista que muito o admirava. Pelas tantas qualificações, em que sobrepunha sua humanidade tão louvada por funcionários que viam em Roberto Soares um pai.
Rossi na Sala São Paulo /// Nos 100 anos de Julio Farah /// Requião “Bomba” Alma Lusa
Liderado por Niroá Glaser grupo elegante tem assento dia 21 de março na Sala São Paulo, quando apresenta-se para concerto o pianista Pablo Rossi, que chega da Bélgica, onde estuda. No grupo: Marlene Camargo, Lenita Izique, Antonieta Campos, Nara Sabatella Adam, Mariniza Pazello e Lealys Sponholz. Ainda na programação paulistana, Museu do Imigrante, Exposição Leonardo da Vinci na Galeria de Arte do SESI e a peça Mudança de hábito no Teatro Renault. /// Ilustrado por Luiz e Mateus Rettamozo, o que já o referencia, Maria Gralha e Zé Pinhão em busca do peixe de sete cores é a primeira incursão infantil em literatura de Audrey Farah. Trazendo bagagem em Direito e em registro histórico de cidades, espelha talento vindo da família. Ela é neta de Julio Farah, que em seu centenário de nascimento, ocorrendo neste 2015, é homenageado. Julio Farah, distinguido jurista, administrador, foi secretário de Justiça no primeiro governo Ney Braga, tendo antes capitaneado as prefeituras de Ribeirão do Pinhal e Ibaiti, desta o primeiro prefeito. /// O senador Roberto Requião lidera o fã clube do bacalhau do Alma Lusa. Em sábado recente, lá almoçando, postou em seu instagram elogios para os pratos da Chef Marli. Resposta: todo estoque do precioso peixe norueguês esgotou-se naquele weekend. Em tempo: o Restaurante Alma Lusa revive seus fados no jantar do dia 27, última sexta-feira do mês. Quem canta é Orly Bach. Informações pelo tel. 3242-9070. /// Dia 19 próximo, às 19h, no Hotel Full Jazz acontece o coquetel de lançamento do empreendimento Slaviero Slim São José dos Pinhais. /// Ampliando atuação internacional, que o levou a duas temporadas no Canadá, o médico veterinário Nilson Ribas Neto seguiu para os EUA. No estado de Iowa, na Clínica Abraham´s Equine, durante seis 6 meses, atuará no Departamento de Transferência de Embriões e Reprodução Equina.
REFLEXÃO
“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo”.
(Filipenses 3:7)
“Flexibilidade não significa anarquia; disciplina não significa tirania”.
(Guy Laudoyer)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião