Não tenho dúvidas de que será uma noite de repercussão na agenda da cidade, o próximo dia 14 de agosto, no piso L-4 do Shopping Crystal. Naquela noite, de 19 a 22 horas, gente de importância e expressão na vida do Paraná e seus amigos e amigos do autor estarão lá para o lançamento do livro Vozes do Paraná 2, do jornalista Aroldo Murá G. Haygert, o Aroldo Murá. Como o primeiro, o livro 2 é uma preciosidade neste estado tão pobre em biografias e perfis de seus notáveis atuais. No volume anterior, lançado em 2008, com a presença de 400 pessoas noite que Belmiro Castor disse ter "encontrado a metade de Curitiba" foram 32 os perfilados pelo olhar atento (e generoso, porque não?) de Aroldo Murá. Desta vez, serão 18. Mas textos inéditos e muitas fotos idem.
14 de agosto no Crystal
Lilian Vargas estará ajudando a receber, ela que é uma das melhores almas do Crystal. E lá estarão para a noite de autógrafos alguns referenciais paranaenses como Jaime Lerner, Ricardo Pasquini, Gustavo Fruet, Gleisi Hoffmann, Alexandre Curi, Bento Garcia, Ary de Christan, Irineo da Costa Rodrigues e Waldo Vieira (from Foz do Iguaçu, sendo Irineo o cap de uma cooperativa de ressonância mundial), João Osório Bzezinski, Luiz Alfredo Malucelli, Luiz Fernando e Elin Tallarek de Queiróz, Pedro Correa de Oliveira, Raul Trombini (o personagem faleceu em junho último), René Dotti, padre Ricardo Hoepers e este colunista. No total, 302 páginas, um projeto gráfico primoroso de Jubal Dohms (a partir do trabalho anterior, de Cissa Menini).
Para ajudar o projeto social
O lançamento será pontuado, ao fundo, por piano. Mais do que isso, será noite de gente inteligente e bonita. Tudo junto com a capacidade de aglutinação do veterano autor e ativíssimo jornalista, e pela cintilação dos seus personagens deste Vozes do Paraná 2. É importante: parte da renda da noite será destinada ao revolucionário projeto social-educacional que será o Centro de Educação João Paulo II, em Laranjeiras, Piraquara. A obra é iniciativa do casal Elizabeth e Belmiro Valverde Jobim Castor, tendo entre seus primeiros apoiadores o ex-governador Jayme Canet Júnior e dona Lourdes.
Curitibana na London School of Economics
Simone e Gilson Yared abriram os salões, na saison, em honra de Alda Carvalho. Carioca, amiga de Elvira Ramon, com frequência em Curitiba, soma o melhor relacionamento no nosso high. Ao aplaudido jantar, com iguarias árabes preparadas pela consagrada Baiha, lista de convidados reunia Laurinha e Henrique Almeida, Karla e Leonardo Petrelli, Márcia Almeida e Delfim Correa, Clemilda e Geninho Thomé, Isaura e José Maria Müller Elvira e Edson Ramon, Cristiane Mocelin. ****** De férias no Rio, retornam Marilu e Edgar Cavalcanti. Dos bons espetáculos que assistiram foi O Estrangeiro, da obra de Albert Camus, interpretado por Guilherme Leme, no Teatro Leblon.
****** Em temporada londrina de dois meses, Nastassia Romanó MacDowell Leite de Castro faz especialização na London School of Economics and Political Science. Passaram por aqueles bancos ganhadores do Prêmio Nobel em Economia, Literatura e Nobel da Paz, entre tantos notáveis. De volta a Curitiba, em setembro, reassume seu posto na Corretora Omar Camargo, pela sua performance no mercado chamada de "um pequeno banco inglês".
****** Iza Zilli prepara a edição de sua revista Personagens e Empresas Notáveis 2009. Como nos anos anteriores, o lançamento será no início de novembro no Studio Casa, de Eduardo Mourão.
****** Comemorando os 120 anos da Imigração Judaica no Paraná, a Organização Feminina Wizo convida para o evento beneficiente "Gente que faz", dia 30 de agosto, às 17 horas, no Hotel Deville Rayon. Apoiado pela Federação Israelita do Paraná e Kehilá do Centro Israelita do Paraná, o evento homenageará a primeira-dama de Curitiba,Fernanda Bernardi Vieira Richa, o médico Júlio Gomel e Maria Cecília de Leão Rosenmann. Fazendo jus às homenagens, os três, respectivamente, estão à frente da FAS, Lar O Bom Caminho e Associação Alirio Pfiffer, que apoia o Serviço de Medula Óssea do Hospital de Clínicas. Após a cerimônia de homenagem, será servido café colonial seguido de apresentação artística. Preço do convite individual: R$ 50,00.
****** Contabilizando 50 implantes cocleares, cirurgia que devolve a audição, o otorrinolaringologista Maurício Buschle, pioneiro dessa modalidade cirúrgica no Paraná, está retornando da Suíça. Na Fundação Fisch, de Zurique, berço dessa cirurgia, Buschle ampliou conhecimento na referida área.
****** Destaque na agenda social de Sorocaba, o casamento de Lauren Klass Yurk e Fábio Leme dos Santos, dia 12 de setembro, vai mostrar o brilho da estilista curitibana Oracy Lacerda, que assinará alguns modelos. Como o modelo da elegante Suni Carraro, mãe da noiva, e de algumas madrinhas.
****** Personagem do mundo social paranaense, notabilizada pelo seu incansável apoio aos menos favorecidos, à frente de inúmeras campanhas, a sempre simpática Arice Cubas Buchmann, ex-Fleury da Rocha, por indicação de seu ortopedista vem se exercitando na Academia Corpo Livre. No grupo de bons mestres, que lá malham e transmitem técnicas para o aprimoramento físico, está Rafael Assunção, campeão brasileiro de caratê.
****** A nova idade da elegante Marly Borcath, sra. empresário Douglas Borcath, foi comemorada com jantar, em família, dia 11 último.
****** Cumprimentos de nova idade, hoje, para Maria José Hauer, Pedro Dalla Riva e Marcos Domakoski. No domingo, para Carlos Aichinger, Dalton Vidotti, Vânia Dalmaz e Roland Guth. Na segunda-feira, para Dionísio Wosniaki e Regina Bruni Leal. Renato Miranda e Ricardo Carneiro Ribeiro são os aniversariantes do dia 21, terça-feira.
****** Personalidade marcante, sensibilidade imensurável, deixa muita saudade Albertina Lagos Martins Mercer, conhecida como dona Santinha, que faleceu no último dia 8. Canalizando forças em prol dos menos assistidos, deixou marcas, expressões de sua humanidade em Tibagi, seu amado torrão natal, e em Curitiba, quando primeira-dama do Judiciário Paranaense, em iniciativas no âmbito do Tribunal de Justiça, presidido pelo seu esposo, desembargador Edmundo Mercer Júnior. Aos familiares, como a encantadora Margarida Mercer, sua orgulhosa e dedicada filha, o sentimento do colunista. Outra grande perda a abalar a sociedade paranaense foi a do arquiteto Júlio Pechmann. Brilhante pelos seus projetos que chegaram ao nível de excelência, galgou notoriedade nacional. Perfilou, lado a lado, com ícones da arquitetura brasileira, também como um deles. Para suas recepções, que eram o máximo nos anos 80, aterrissaram em Curitiba cabeças coroadas da sociedade brasileira, do vídeo, da aristocracia e jet internacional como o Conde Rudi Crespi, e a famosa colunista Alik Kostakis, de São Paulo, trazendo junto figurões da tradicional sociedade paulistana. E todos eles reverenciavam a categoria do saudoso Júlio Pechmann.
Reflexão
"Quem nos separará do amor de Cristo? O sofrimento, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada?" (Romanos 8:35)
"O homem gosta de contabilizar os problemas, mas não conta as alegrias." (Dostoievski)
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético