Reflexão
“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”.
(Isaías 40:29)
“O caminho mais seguro para a inspiração é a preparação”.
(Lloyd George)
Jaime Lerner, mais solicitado do que nunca a opinar sobre sustentabilidade, produziu um texto-aula, publicado no New York Times de segunda-feira, 7. O tema foi sobre cidades sustentáveis. Para desconforto dos que sonham com o metrô – muito caro para ser implantado especialmente nos dias de hoje – Lerner repetiu seu solene “não”. Tal como ele tem dito, com relação ao pretendido metro de Curitiba em que teimam insistir certos auxiliares do nosso prefeito Fruet. E reafirmou: cidade sustentável deve optar pelo BRT (o sistema vigente desde 1974 em Curitiba, com os ônibus expressos usando a canaleta exclusiva). O texto-lição de Lerner não poupa os malefícios do automóvel, que, advoga, deve ser substituído pelo transporte de massa, o BRT. Para o urbanista, o “carro será o cigarro do futuro”. Quer dizer: rejeitado, amaldiçoado, especialmente nas cidades grandes e de médio porte: é poluidor, toma espaço para estacionar, congestiona as cidades. O artigo dá ênfase ao que Jaime fez na primeira administração em Curitiba, com a implantação da Universidade Livre do Meio Ambiente. A propósito, pouco se tem notícia da UNILIVRE, anteriormente tão propagada... ***Na revista Ideias deste mês, recomendo uma leitura preciosa, pedagógica: a entrevista com o médico Raul Anselmi Jr. Cirurgião oncológico muito solicitado (atua no Nossa Senhoras das Graças e na Oncoclínica), Raul examina causas e medidas para prevenir o câncer de intestino, em que é especialista. Raul Anselmi Junior não é dos que mandam os pacientes banirem as carnes vermelhas. “Em tudo, diz, o que deve presidir a prevenção de câncer, é a moderação”, sentencia. *** Dia 18, no Palácio Iguaçú, como parte das celebrações do Dia do Paraná, o governador Beto Richa entregará a Comenda da Ordem do Pinheiro a 42 personalidades da vida brasileira. Da feliz escolha governamental aparecem nomes muito significativos, como o jornalista Hélio de Freitas Puglielli e Nilson Monteiro. Salve o Puglielli; salve o Nilson.
Borio em San Francisco
Com atuação maiúscula na carrière, que o levou a alguns dos mais importantes postos da diplomacia brasileira no mundo, o curitibano Pedro Borio está deixando funções no Itamaraty,Brasília, para assumir a ambicionada missão de comandar o consulado do Brasil em San Francisco, Califórnia, a partir do inicio de 2016. Com passagens por Washington, Nova York, Pedro Henrique Borio teve como último posto no exterior, o Sri Lanka, em que por três anos esteve à frente da nossa embaixada em Colombo.
Marinhas em 4 idiomas no Solar do Rosário
Com toda chuva que caiu no domingo, 6, a movimentação no Solar do Rosário surpreendeu pelo numeroso público que lá acorreu para o lançamento do livro Marinhas, ilustrado pela arte de nossos pintores e fotógrafos, que exibiam inspirados ângulos do litoral paranaense, ao mesmo tempo que iluminavam as paredes daquele centro de cultura e arte que orgulha Curitiba. Presenteado pelo advogado João Casillo, o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smetz, recebeu em primeira mão, no sábado, em Brasília, a bela publicação. Beneficiada pelo apoio master da empresa belga Impextraco, a obra vem traduzida para o inglês, francês e flamengo.