O peso da opinião de Affonso Romano SantAnna, sobre o livro Paraíso em Chamas, de Fábio Campana, era comemorado muito na semana pelo autor paranaense. SantAnna mandou mensagem a Campana que diz, a certo trecho: "O livro é atualíssimo, a poesia está ali viva, instigante. Fez muito bem em o pôr em circulação, através dessa esmerada edição: o branco falando de chamas. Acompanho seu trabalho, sua faina por tornar a literatura do Paraná mais viva. Vim daí hoje Feira do Livro SESC. Estive aí na 6ª passada (Colégio Bom Jesus). Antes, fui a Paranaguá, inauguração da Biblioteca. /// Cícero Urban vai surpreender: dia 28, sábado próximo, ele estará discutindo como humanizar o tratamento hospitalar. Será às 10 horas, no auditório da Escola Catarina Labouré (Rua Jacarezinho, 1000), promoção do Hospital Nossa Senhora das Graças e Instituto Ciência e Fé. Há muito interesse pela conferência, que será acompanhada de debates (Informações 3243-2530), e aberta a todos os interessados. A tese de Urban é simples: tratar bem o doente é ainda o grande remédio... /// Dia 10 último, em solenidade prestigiada, o ex-deputado Pedro Arthur Sampaio recebeu o título de Cidadão Benemérito de Tomazina, Norte Pioneiro do Paraná. Na ocasião, aquela municipalidade comemorava o centenário do médico e escritor tomazinense Newton Sampaio, irmão do ex-parlamentar. Livros do contista, considerado por Dalton Trevisan o maior do Paraná, idos de 30, foram lançados naquela programação.
Mesas by Doubek Filho/// happy hour para Lena Santos
Celebrizado pela sua rigorosa visão estética, o arquiteto Rodolfo Doubek Filho assina mesas com peças exclusivas da Christofle, no coquetel da Bergerson Presentes, na tarde de 26 de setembro, no address da Alameda Presidente Taunay. /// Na sequência bom gosto, o ponto alto na saison foi o Happy Hour orquestrado por Marília Maia, no flat do Batel, em torno de Lena Santos, sua mãe, residindo no Rio, que visitava Curitiba. Na agradável tarde, a homenageada reencontrou amigas como Kinquinha Kastrupp, Gilda Munhoz da Rocha, Beth Maia, Regina Bley, Gilka Castilho, Norma Camargo, Patrícia Virmond, Fabíola Ferraz, Regina Della Mônica, Irene Gomm dos Santos, Andréa Leão, Daniela Farracha de Castro e as irmãs Munhoz da Rocha, Adriana e Angela, entre outras /// Após 33 anos, Clotilde e Hélio Germiniani reveem neste setembro o Leste Europeu. Em Budapeste, na semana, comentam da tocante cordialidade do povo para com o turista. Vultosa mostra, reunindo Monets, Cézannes, Renoirs, Gauguins e Van Goghs, no Museu de Belas Artes, deslumbra os visitantes. /// Na terça-feira, 24, às 19 h, no Palacete dos Leões, acontece o lançamento do livro Oráculo das Flores, de autoria de Isabel Furini. Lançado em 2000 com o título Mensagens das Flores, o livro, em sua nova publicação, vem respaldado pelo Instituto Memória. /// De Boston, as boas-novas do nascimento de Theo, primeiro filho de Ana Carolina Macedo Viana e Leonardo Riella. Vibram, como avós, Eliane e Luiz Francisco Novelli Viana; Marila e Miguel Riella. /// O Restaurante do Barão, em Itaipava, Rio, foi palco da nova idade da elegante Maria Helena Ferraz de Carvalho. Marca pela estupenda e originalíssima cozinha, com pratos salpicados com ouro e o divertido décor. /// No coroado Ile de France, nomes conhecidos folheavam o cardápio, noites dessas: Alicinha e Wilson Baduy, Maria Cristina e Joaquim Miró, Leila e Luiz Cesar Buffara, Regina e Rubens Pinho.
O Dia de Elsa: segunda
Registro com muito prazer, muito além de dever profissional, o aniversário, na segunda, 23, de dona Elsa Lemanski. Empresária, ela tem marcas de nobreza muito definitivas como a finesse com que se relaciona com todos os que dela se acercam. Impossível, digo sem temer estar exagerando, não exergar nessa mulher, viúva de Edmundo Lemanski, um ser humano particularmente distinto. Sua importância na vida do Estado pode ser medida por ações sociais e a participação em empreendimentos, como a direção da Gazeta do Povo. Ad multus annos, dona Elsa.
REFLEXÃO
"Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." (Tiago 4:14)
"O medo aglomera, não une." (Gonzalo Arango)